Regras do Grupo NVDAEmPortugues

O grupo NVDA em Português é uma comunidade de utilizadores interessados no leitor de ecrã livre e de código aberto NVDA (www.nvda-project.org). Para o bom funcionamento da mesma, as quais se seguem:

  1. O tema tratado no grupo é, como já referido, o leitor de ecrã NVDA, em todas as suas vertentes. É passível de ser abordada a comparação do mesmo com outros leitores de ecrã, a interacção com as diversas aplicações, pedidos de ajuda na sua utilização, assuntos relacionados com o desenvolvimento do programa, Etc. Todo e qualquer assunto não relacionado com o NVDA, ou não do interesse claro, dos membros deste grupo é considerado fora de tema. Membros que abordem assuntos fora do tema (off-toppic), de forma insistente, podem ser sujeitos a moderação das suas mensagens, e, em casos extremos, a expulsão do grupo. A moderação reserva-se ao direito de decidir o que é ou não tema do grupo, e a tomar as atitudes necessárias nos casos de não o ser, reservando-se ao direito de não informar nem o membro transgressor nem o grupo, caso isso se mostre mais proveitoso para o bom desenrolar das actividades do grupo.
  2. Membros que enviem mensagens consideradas como SPAM (correio não solicitado) para o grupo serão banidos do mesmo sem qualquer justificação. A divulgação de produtos ou serviços com fins comerciais, não relacionados com o NVDA, é totalmente proibida.
    1. Para evitar o correio não solicitado, os membros, ao entrarem no grupo, poderão estar inicialmente moderados. Após as suas primeiras mensagens, e a verificação da moderação da sua vontade de colaborar neste grupo com mensagens dentro do seu âmbito, poderão enviar as suas mensagens sem qualquer tipo de aprovação prévia.
  3. Ofensas, discurso agressivo, sejam implícita ou explicitamente, bem comportamentos considerados impróprios na boa convivência na comunidade, não serão admitidos no grupo. A moderação reserva-se ao direito de tomar qualquer medida que julgue necessária para com os membros que incorram nestas práticas, por exemplo moderação ou expulsão. A saudável troca de argumentos e opiniões é de todo encorajada neste grupo, porém sugere-se respeito e contensão, em discussões que por ventura possam tornar-se mais acaloradas.
    1. Faz-se notar que nesta comunidade estão presentes pessoas de vários países, provenientes de meios sociais e culturais bastante distintos e diversos, e, consequentemente, com modos diferentes de assimilar o conteúdo e a linguagem utilizada. Pede-se assim algum cuidado, seja na linguagem utilizada para comunicar com o grupo, bem como na maneira como se encara as mensagens de outros membros. Aplicando uma noção dos protocolos informáticos à sociedade: sê conservador no que se envia, e tolerante no que se recebe.
  4. Assuntos que envolvam algum tipo de ilegalidade, por exemplo utilização não licenciada de software (vulgarmente denominada de "pirataria"), mesmo que relacionados com o NVDA, não serão igualmente admitidos. A moderação tomará qualquer atitude que julgue necessária para combater estas práticas, inclusive denuncia dos membros prevaricadores, em casos de extrema gravidade.
    1. Como utilização não licenciada de software ("pirataria") considera-se, por exemplo, referências à distribuição e utilização do NVDA com versões não licenciadas para o efeito do sintetizador eloquence, mais conhecido como "voz do JAWS", cópias não licenciadas do Vocalizer, ou de outros sintetizadores de voz usados de forma ilegal com o NVDA. Reitera-se: a distribuição, utilização, ou incentivos às mesmas, de sintetizadores não licenciados para o NVDA, não são tolerados na lista NVDAEmportugues.
    2. No caso particular do eloquence, muitos esforços foram, e continuam a ser desenvolvidos, com o intuito de comercializar este sintetizador de voz para ser utilizado com o NVDA. Porém, tais diligências não tiveram quaisquer resultados satisfatórios para a comunidade, até à data. O mesmo se aplica a sintetizadores similares como o IBM Viavoice.
  5. Estas regras poderão ser alteradas a qualquer momento, devendo tais alterações ser transmitidas a todos os membros do grupo pela moderação. A moderação tentará, tanto quanto possível, aplicar estas regras com a tolerância e pragmatismo necessários ao bom funcionamento da comunidade, tentando que as mesmas não sirvam de entrave ao bom desenrolar das actividades.
  6. A moderação considera que todos os membros estão a par das regras de funcionamento do grupo. Estas serão transmitidas a todos os novos membros a quando da sua entrada e relembradas sempre que se mostre necessário.
  7. Moderação: os moderadores do grupo, que têm por função manter o bom funcionamento e zelar para o cumprimento destas directivas, são os seguintes membros:

    • Marlin Rodrigues
    • Rui Fontes
    • Rui Batista

Alterações na composição da equipa de moderadores serão sempre anunciadas na lista. Entradas e saídas de moderadores serão sempre aprovadas pela moderação em funções.