Manual do Utilizador do NVDA 2014.3

Traduzido por: Ângelo Abrantes, Diogo Costa, Elton Lopes, Rui Batista e Rui Fontes

Índice

1. Introdução

O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um leitor de ecrã, livre e de código aberto, para o sistema operativo Microsoft Windows. As informações do programa são fornecidas através de voz sintética e/ou Braille e permitem, às pessoas com deficiência visual, em igualdade de custos com os restantes indivíduos, aceder ao computador, que está a executar o Windows. O NVDA é desenvolvido pela NV Access, com contribuições da comunidade.

1.1. Características Gerais

O NVDA permite às pessoas com deficiência visual acederem e interagirem com o sistema operativo Windows e diversas aplicações.

As características principais são:

1.2. Internacionalização

É importante que os indivíduos tenham o mesmo acesso às tecnologias, em qualquer parte do mundo, independentemente do idioma que falem. Para além do Inglês, o NVDA está traduzido em 45 idiomas, incluindo: Africânder, Albanês, Alemão, Amárico, Árabe, Aragonês, Búlgaro, Castelhano, Catalão, Checo, Chinês Tradicional e simplificado, Coreano, Croata, Dinamarquês, Eslovaco, Esloveno, Finlandês, Francês, Galego, Grego, Georgiano, Hebraico, Holandês, Húngaro, Indiano, Islandês, Irlandês, Italiano, Japonês, Nepalês, Norueguês, Perça, Polaco, Português de Portugal, Português do Brasil, Romeno, Russo, Sérvio, Sueco, Tailandês, Tamil, Turco, Ucraniano e Vietnamita.

1.3. Suporte de Sintetizadores de Voz

Para além de fornecer as mensagens e interface em diversos idiomas, o NVDA também pode permitir ao utilizador a leitura em qualquer idioma, desde que tenha um sintetizador de voz, que o possa falar.

O NVDA trás incluso o eSpeak, um sintetizador de voz livre, de código aberto e multi-idioma.

A informação sobre outros sintetizadores de voz, que o NVDA suporta, pode ser encontrada na secção Sintetizadores de Voz Suportados.

1.4. Suporte de Braille

Para os utilizadores que tenham uma linha Braille, o NVDA pode transmitir a informação em braille. Veja, por favor, a secção Linhas Braille Suportadas para obter mais informações sobre os terminais Braille compatíveis.

O NVDA suporta codificação Braille para diversos idiomas, incluindo codificação para Braille contraído, não contraído e de computador.

1.5. Licença e Copyright

NVDA copyright 2006-2014 Contribuidores do NVDA.

O NVDA está coberto pela GNU General Public License (Versão 2). É livre para partilhar ou alterar este software, da forma que pretender, desde que o NVDA esteja acompanhado pela respectiva licença e por todo o código-fonte modificado, que estiver disponível para quem o pretender. Isto aplica-se a todas as cópias, originais e modificadas, deste software, bem como a qualquer trabalho relacionado com este programa. Para mais detalhes, pode ver a licença completa.

2. Requisitos Do Sistema

3. Obter e Instalar O NVDA

Se ainda não tem uma cópia do NVDA, pode descarregá-la de www.nvaccess.org.

Entre na secção "download" e encontrará o link para transferir a última versão do NVDA.

Executando o ficheiro que descarregou, irá iniciar uma cópia temporária do NVDA. Será então questionado se deseja instalar o NVDA, criar uma cópia portátil ou somente continuar a usar a cópia temporária.

Se planeia usar sempre o NVDA neste computador, deverá escolher instalar o NVDA. Instalar o NVDA permitirá usufruir de funcionalidades adicionais como: execussão automática, após iniciar sessão, leitura do ecrã de início de sessão e ecrãs em de ambiente seguro do Windows (o que não pode ser feito com cópias portáteis ou temporárias), bem como a criação automática de atalhos, no menu iniciar e no ambiente de trabalho. A partir da cópia instalada, terá a possibilidade de criar uma cópia portátil, em qualquer altura.

Se quer levar o NVDA consigo, numa pen USB ou noutro dispositivo passível de ser escrito, então deverá escolher "criar uma cópia portátil". A cópia portátil é igualmente capaz de se instalar a si mesma, em qualquer computador, mais tarde. Porém, se deseja copiar o NVDA para um suporte apenas de leitura, como um CD, deverá copiar somente o pacote descarregado. A execução da versão portátil, a partir de dispositivos apenas de leitura, actualmente não é suportada.

Usar a cópia temporária do NVDA é também uma opção (por exemplo, com a finalidade de demonstração); contudo, iniciar sempre o NVDA deste modo poderá consumir bastante tempo.

3.1. Restrições das versões Portáteis e Temporárias

Para além da impossibilidade de arrancar automaticamente com o windows, as cópias portáteis e temporárias do NVDA têm também as seguintes restrições:

3.2. Instalar O NVDA

Se está a instalar o NVDA directamente do pacote descarregado, pressione o butão "instalar o NVDA". Se já fechou esse diálogo ou quer instalar a partir duma cópia portátil, por favor, seleccione instalar o NVDA, que se encontra em ferramentas no menu do NVDA. O diálogo de instalação que aparece confirmará se deseja instalar o NVDA e dir-lhe-á igualmente se esta instalação actualizará uma instalação anterior. Pressionando o butão Continuar, iniciará a instalação do NVDA. Existem também algumas opções, neste diálogo, que serão seguidamente explicadas. Uma vez a instalação concluída, aparecerá uma mensagem a indicar-lhe que a instalação foi bem sucedida. Pressionando OK, neste ponto, irá reiniciar a cópia agora instalada do NVDA.

3.2.1. Iniciar no ecrã de início de sessão do Windows

Esta opção permite que escolha se o NVDA deverá ou não iniciar, automaticamente, no ecrã de início de sessão do Windows, antes de escrever a palavra passe. Tal também engloba os ecrãs de controlo de acesso (UAC) e outros ecrãs de ambiente seguro.

3.2.2. Criar Atalho no Ambiente de Trabalho (control+alt+n)

Esta opção permite escolher se deverá ou não ser criado um atalho, no ambiente de trabalho, para iniciar o NVDA. Este atalho, caso seja criado, permitirá igualmente iniciar o NVDA, a qualquer momento, através da combinação de teclas Control+Alt+n.

3.2.3. Copiar a Configuração Portátil para a Conta do Utilizador Actual

Esta opção permite-lhe escolher se o NVDA deverá ou não copiar a configuração da cópia em execussão para a configuração do utilizador actual, para a cópia instalada do NVDA. Isto não implica a cópia das configurações para quaisquer outros utilizadores, nem para a configuração de sistema usada no ecrã de início de sessão e outros ecrãs de ambiente seguro. Esta opção apenas está disponível ao instalar a partir duma cópia portátil, e não quando se executa directamente o pacote que é descarregado.

3.3. Criar uma Cópia Portátil

Se deseja criar uma cópia portátil, directamente do pacote descarregado, simplesmente pressione o butão Criar Cópia Portátil. Se já fechou este diálogo ou está a executar uma cópia instalada do NVDA, escolha o item Criar uma Cópia Portátil, em ferramentas, no menu do NVDA.

O diálogo que surge permite-lhe definir onde a cópia portátil deve ser criada. Poderá ser uma directoria, no seu disco rígido, ou uma localização, numa Pen USB, ou outro dispositivo portátil. Existe igualmente uma opção para escolher se o NVDA deverá ou não copiar a configuração do utilizador actual para ser usada na cópia portátil que é criada. Esta opção está apenas disponível, quando está a criar uma cópia portátil a partir duma cópia instalada; mas não quando o faz a partir do pacote que descarregou. Pressionando Continuar, criará a cópia portátil. Uma vez terminada a criação, aparecerá uma mensagem a informá-lo que a mesma foi bem sucedida. Pressione OK, para sair deste diálogo.

4. Começar Com O NVDA

4.1. Executar O NVDA

Se tem o NVDA instalado no computador, então executar este leitor de ecrã é tão simples como pressionar Ctrl+Alt+N, ou escolher o NVDA, a partir do submenu NVDA, que se encontra nos Programas do Menu Iniciar. Também pode escrever NVDA, no diálogo Executar, e pressionar Enter.

Para executar a versão portátil, vá para a pasta onde descompactou o NVDA e pressione Enter ou efectue um duplo clique esquerdo, em "nvda.exe".

Assim que o software é executado, ouvirá, primeiramente, um conjunto de tons ascendentes (a informá-lo que este está a ser carregado). Dependendo da rapidez do seu computador, ou se está a executar este leitor de ecrã através de um dispositivo USB ou de outro mais lento, poderá demorar uns momentos para iniciar.

Se o NVDA estiver a demorar um tempo maior que o previsto, o leitor de ecrã anunciará: "A carregar o NVDA. Por favor, aguarde..."

Se não ouvir nada disto, ou escutar um som de erro do Windows, ou um conjunto de sons descendentes, quer dizer que o NVDA tem um erro e necessitará, possivelmente, de comunicar a falha aos programadores. Por favor, consulte as páginas on-line do NVDA, para saber como deve proceder.

Quando o NVDA for executado pela primeira vez, será saudado por uma caixa de diálogo que lhe fornecerá alguma informação básica sobre a tecla modificadora do NVDA e o menu deste leitor de ecrã. (Por favor, veja as secções seguintes, sobre estes tópicos.) A caixa de diálogo contém também três caixas de verificação. A primeira permite-lhe definir se o software utiliza o Caps Lock como uma tecla modificadora do NVDA. A segunda permite-lhe especificar se o NVDA deverá ser executado automaticamente, ao iniciar sessão no Windows; esta caixa de verificação só estará disponível em cópias instaladas do NVDA. A terceira permite-lhe definir se este diálogo de boas vindas aparecerá sempre que o NVDA for iniciado.

4.2. Acerca Dos Comandos De Teclado Do NVDA

4.2.1. A Tecla Modificadora do NVDA

A maioria dos comandos de teclado do NVDA consiste, normalmente, no pressionamento da tecla modificadora do NVDA em conjunto com uma ou mais teclas. As excepções mais notáveis são os comandos, usando o esquema de teclado Desktop, de revisão do texto, que utilizam somente o bloco numérico.

O NVDA pode ser configurado para que tanto o Insert do bloco numérico, o Insert do bloco intermédio, ou a tecla Caps Lock possam ser utilizados como teclas modificadoras do NVDA.

Por padrão, tanto o Insert do bloco numérico como o insert do bloco intermédio podem ser utilizados como teclas modificadoras do NVDA.

Se pretender que uma das teclas modificadoras do NVDA actue com a sua função original (por exemplo, quando tiver definido o Caps Lock como uma tecla modificadora do NVDA e desejar activá-la com a sua função original), deverá pressionar a tecla duas vezes, em rápida sucessão.

4.2.2. Esquema do Teclado

Actualmente, o NVDA vem configurado com dois esquemas de comandos de teclado. Existe o esquema Desktop, para computadores de secretária, e o esquema Laptop, para computadores portáteis. Por padrão, o NVDA está definido para utilizar o esquema de Computadores de Secretária, embora possa alternar para o esquema de Computador Portátil, nas Definições do Teclado, que podem ser encontradas em Preferências, no Menu do NVDA.

O esquema de Desktop faz uso intensivo do bloco numérico (com o NumLock desligado). Embora a maioria dos computadores portáteis não tenham um bloco numérico físico, alguns conseguem simulá-lo, mantendo pressionada a tecla FN e pressionando as letras e números, na parte direita do teclado (7 8 9 u i o j k l etc.). Se o seu computador portátil não pode fazer isto, ou não lhe permite alternar para o NumLock desligado, deverá mudar para o esquema de computador portátil.

4.3. Gestos de Toque do NVDA

Se está a executar o NVDA num dispositivo com ecrã sensível ao toque (touch screen), que esteja a correr o Windows 8 ou superior, pode também controlar o NVDA, directamente pelo ecrã. Enquanto o NVDA estiver a correr, toda a entrada por toques será interceptada pelo NVDA. Portanto, as acções que podem ser realizadas normalmente sem o NVDA não irão funcionar.

4.3.1. Explorar o Ecrã

A acção mais básica que pode realizar, com o ecrã sensível ao toque, é anunciar o controlo ou texto em qualquer ponto do ecrã. Para fazê-lo, coloque um dedo em qualquer parte do ecrã. Pode também manter o dedo no ecrã e movê-lo, para ler outros controlos e texto, à medida que o dedo vai passando pelos vários objectos.

4.3.2. Gestos de Toque

Quando os comandos do NVDA forem descritos, mais tarde neste manual, poderá ser listado um gesto de toque que pode ser usado para activar esse mesmo comando, através do ecrã sensível ao toque. Seguem-se algumas instruções de como efectuar os vários gestos de toque, necessários para realizar os comandos do NVDA com um ecrã sensível ao toque.

Toques

Toque rapidamente no ecrã com um ou mais dedos.

Tocar uma vez, com um dedo, é conhecido simplesmente como um toque. Tocar com dois dedos, ao mesmo tempo, é um toque de dois dedos, e por aí fora.

Se o mesmo toque é realizado, uma ou mais vezes, em rápida sucessão, o NVDA irá, por outro lado, reconhecer um gesto especial de toque múltiplo. Tocar duas vezes resultará num toque duplo. Tocar três vezes resultará num toque triplo, e por aí fora. É claro que estes gestos, de toque múltiplo, também reconhecem quantos dedos foram usados, o que permite ser possível ter gestos como um toque triplo de dois dedos, ou um toque quádruplo, etc.

Varrimentos

Arraste rapidamente o seu dedo pelo ecrã.

Existem 4 gestos de varrimento possíveis, dependendo da direcção: varrer para a esquerda, varrer para a direita, varrer para cima, e varrer para baixo.

Tal como nos toques, pode ser usado mais do que um dedo para realizar o gesto. Assim, gestos, como varrer para cima, com dois dedos, ou varrer, com quatro dedos, para a esquerda, são possíveis.

4.3.3. Modos de Toque

Como existem muito mais comandos do NVDA do que gestos de toque possíveis, o NVDA tem vários modos de toque, entre os quais pode alternar, tornando disponíveis certos subconjuntos de comandos. Os dois modos que existem, por agora, são o modo de texto e o modo de objectos. Certos comandos do NVDA, listados neste documento, poderão ter definido o modo de toque a que pertencem, indicado entre parêntesis, após o gesto de toque. Por exemplo: varrer para cima (modo de texto) significa que o comando será realizado, se varrer para cima, mas apenas enquanto estiver no modo de texto. Se o comando não tiver um modo associado, funcionará em qualquer deles.

Para alternar entre modos de toque, realize um toque com três dedos.

4.4. Modo de Ajuda de Entrada

Muitos comandos de teclas e toque são mensionados no resto deste manual, mas uma forma fácil de explorá-los todos é activar a ajuda de entrada.

Para activar a ajuda de entrada, pressione NVDA+1. Para a desactivar, pressione novamente NVDA+1. Enquanto estiver na ajuda de entrada, pressionar qualquer tecla ou realizar qualquer gesto de toque, fará com que seja anunciada a sua acção e descrito o que faz, (se, de facto, fizer alguma coisa). Os comandos reais não serão executados, enquanto estiver no modo de ajuda de entrada.

4.5. O Menu do NVDA

O Menu do NVDA permite-lhe controlar as definições do leitor de ecrã, aceder à ajuda, guardar/restaurar a sua configuração, alterar os dicionários de voz, aceder a ferramentas adicionais e sair do NVDA.

Para aceder ao menu do NVDA, de qualquer lugar no Windows, enquanto executa o NVDA, pressione NVDA+n, ou realize um duplo toque com dois dedos, num ecrã sensível ao toque. Também pode aceder ao mesmo através da área de notificação do Windows. Basta clicar com o botão direito no ícone do NVDA que lá se encontra, ou mova-se para a área de notificação, com a tecla Windows+B, desloque-se com a Seta Abaixo, até ao ícone deste leitor de ecrã, e pressione a Tecla Aplicações que se encontra, em diversos teclados, antes do Control direito. Quando o menu surgir, pode usar as setas direccionais para navegar pelo mesmo e activar um item com a tecla Enter.

4.6. Comandos Básicos do NVDA

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Toque Descrição
Parar a voz Control control Toque com dois dedos Pára instantaneamente a voz
Pausar a voz shift shift nenhum Pausa instantaneamente a voz. Se pressionar novamente, recomeçará a falar, desde onde parou (se a pausa for suportada pelo sintetizador actual)
Menu do NVDA NVDA+n NVDA+n Toque duplo com dois dedos Mostra o Menu do NVDA, que lhe permite aceder às preferências, ferramentas, ajuda, etc.
Alternar entre os Modos de Voz NVDA+s NVDA+s nenhum Alterna entre os modos de voz: falar, beeps e desligado.
Ligar/desligar o modo de ajuda de entrada NVDA+1 NVDA+1 nenhum Ao pressionar qualquer tecla, neste modo, será anunciada a tecla e a descrição de qualquer comando do NVDA a ela associado
Sair do NVDA NVDA+q NVDA+q nenhum Sai do NVDA
Passar a próxima tecla directamente para a aplicação NVDA+f2 NVDA+f2 nenhum Indica ao NVDA para deixar passar a próxima tecla pressionada para a aplicação activa, mesmo que seja um comando do NVDA
Alternar entre activar e desactivar o modo de suspensão numa aplicação NVDA+shift+s NVDA+shift+z nenhum O modo de suspensão desactiva todos os comandos do NVDA e a saída de voz/Braille, para a aplicação actual. Isto é muito útil em aplicações que fornecem voz ou características de leitores de ecrã. Pressione este comando novamente, para desactivar o modo de suspensão.

4.7. Anunciar Informação do Sistema

Nome Comando de Teclado Descrição
Anunciar data/hora NVDA+f12 Ao pressionar uma vez, informa a hora actual; se pressionar duas vezes, anuncia a data
Anunciar o estado da bateria NVDA+shift+b Anuncia o estado da bateria. Ex: quando a fonte de alimentação está em utilização ou a percentagem actual da bateria.
Anunciar o texto na área de transferência NVDA+c Anuncia o texto que se encontra na área de transferência, caso exista.

5. Navegar Com O NVDA

O NVDA permite-lhe explorar e navegar pelo sistema, de diversas formas, incluindo a interacção comum e a revisão.

5.1. Objectos

Cada aplicação, e até o próprio sistema operativo, consiste de diversos objectos. Um objecto é apenas um item tal como um bloco de texto, botão, caixa de verificação, barra deslisante, lista ou campo editável de texto.

5.2. Navegar com o Foco do Sistema

O foco do sistema, também conhecido simplesmente como foco, é o objecto que recebe o que é escrito através do teclado. Por exemplo, se estiver a escrever num campo de texto editável, o campo de texto contém o foco.

A forma mais comum de navegar pelo Windows, com o NVDA, é simplesmente mover-se com os comandos de teclado padrão do Windows, tais como Tab e Shift+Tab, para se mover para a frente e para trás, entre controlos, pressionar Alt para aceder à barra de menus e utilizar as setas para navegar pelos menus e usar Alt+Tab para se mover entre aplicações em execução. Ao fazer isto, o NVDA transmitirá a informação sobre o objecto com o foco, tal como o seu nome, tipo, valor, estado, descrição, atalho do teclado e informação da posição.

Existem alguns comandos de teclado úteis quando se move com o foco do sistema:

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Descrição
Anunciar o foco actual NVDA+tab NVDA+tab Anuncia o objecto actual ou o controlo que tem o cursor do sistema. Ao pressionar duas vezes, soletrará a informação
Anunciar o título NVDA+t NVDA+t Anuncia o título da janela actualmente em execução. Ao pressionar duas vezes, soletrará a informação. Se pressionar três vezes, copiará o conteúdo para a área de transferência
Ler a janela activa NVDA+b NVDA+b Lê todos os controlos na janela actual em execução (útil para diálogos)
Anunciar a Barra de Estado NVDA+end NVDA+shift+end Lê a Barra de Estado, se o NVDA a encontrar. Também move o objecto de navegação para esta localização

5.3. Navegar com o Cursor do Sistema

Quando o foco está sobre um objecto que permite a navegação e/ou a edição de texto, então o objecto está focado. Pode mover-se pelo texto, utilizando o cursor do sistema, também conhecido pelo cursor de edição.

Quando o foco está num objecto que tem o cursor do sistema, pode utilizar as setas, page up, page down, home, end, etc., para se mover pelo texto. Também pode alterar o texto, se o controlo permitir a edição. O NVDA anunciará quando se mover por Caracter, palavra, linha e também informará se seleccionar ou desseleccionar texto.

O NVDA fornece os seguintes comandos, relativamente ao cursor do sistema: ||| Nome | Comando de Teclado de Desktop | Comando de Teclado de Laptop | Descrição |

Leitura Contínua NVDA+Seta Abaixo NVDA+a Inicia a leitura, a partir da posição actual do cursor do sistema, movendo-o ao longo do texto, enquanto Lê
Ler a linha actual NVDA+Seta Acima NVDA+l Lê a linha onde o cursor do sistema está posicionado actualmente. Ao pressionar duas vezes, soletra a linha
Ler o texto actualmente seleccionado NVDA+Shift+Seta Acima NVDA+shift+s Lê qualquer texto seleccionado actualmente

Quando estiver numa tabela, os seguintes comandos de teclado também estarão disponíveis:

Nome Comando de Teclado Descrição
Mover para a coluna anterior Ctrl+Alt+Seta Esquerda Move o cursor do sistema para a coluna anterior (permanecendo na mesma linha)
Mover para a coluna seguinte Ctrl+Alt+Seta Direita Move o cursor do sistema para a próxima coluna (permanecendo na mesma linha)
Mover para a linha anterior Ctrl+Alt+Seta Acima Move o cursor do sistema para a linha anterior (permanecendo na mesma coluna)
Mover para a linha seguinte Ctrl+Alt+Seta Abaixo Move o cursor do sistema para a linha seguinte (permanecendo na mesma coluna)

5.4. Navegação Por Objectos

Por norma, trabalhará com aplicações que usam comandos que movem o foco e o cursor. Contudo, poderá querer explorar algumas vezes a aplicação actual ou o sistema operativo, sem mover o foco ou o cursor. Também poderá querer trabalhar com objectos que não podem ser acedidos normalmente através do teclado. Para estes casos, pode usar a navegação por objectos.

A navegação por objectos permite-lhe mover-se entre objectos e obter informações sobre objectos individuais. Quando se move para um objecto, o NVDA apresenta-o de maneira semelhante à forma como dá a informação do foco do sistema. Para uma forma de rever todo o texto, tal como aparece no ecrã, pode usar a revisão de ecrãa.

Em vez de ter que se deslocar para trás e para a frente, entre cada objecto no sistema, os objectos estão organizados hierarquicamente. Isto significa que se deve mover para dentro de alguns objectos para aceder aos objectos que eles contêm. Por exemplo, uma lista contém itens de lista, assim, deve mover-se para dentro da lista, a fim de aceder aos itens respectivos. Se se tiver movido para um item de lista, ao navegar para o seguinte e para o anterior, fará com que circule entre os itens dessa lista. Ao deslocar-se para o objecto que comtém um item de lista, fará com que regresse à lista. Pode então mover-se para fora da lista, se pretender aceder a outros objectos. De forma similar, uma barra de ferramentas contém controlos; portanto deve mover-se para dentro da mesma, para aceder aos controlos da barra de ferramentas.

O objecto, que está a ser revisto actualmente, denomina-se objecto de navegação. Uma vez que tenha navegado para um objecto, pode rever o seu conteúdo com os comandos de revisão de texto. Por padrão, a navegação de objectos acompanha o foco do sistema, embora este comportamento possa ser activado e desactivado.

Note que, por padrão, o Braille acompanha o foco e o cursor do sistema e não a navegação por objectos e a revisão de texto. Se pretender que o Braille siga a navegação por objectos e a revisão de texto, terá que configurar o Braille para se fixar no cursor de revisão.

Para navegar pelos objectos, utilize os seguintes comandos:

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Toque Descrição
Anunciar o objecto actual NVDA+5 do bloco numérico NVDA+shift+o nenhum Anuncia o objecto de navegação actual. Se pressionar duas vezes, soletra o objecto e, se pressionar três vezes, copia nome e valor para a área de transferência
Mover para o objecto ascendente NVDA+8 do teclado numérico NVDA+shift+Seta Acima Varrer para cima (modo de objectos) Move para o objecto que contém o objecto de navegação actual
Mover para o objecto anterior NVDA4 do bloco numérico NVDA+shift+Seta Esquerda Varrer para a esquerda (modo de objectos) Move para o objecto anterior ao objecto de navegação actual
Mover para o objecto seguinte NVDA+6 do bloco numérico NVDA+shift+Seta Direita Varrer para a direita (modo de objectos) Move para o objecto seguinte ao objecto de navegação actual
Mover para o primeiro objecto descendente NVDA+2 do bloco numérico NVDA+shift+Seta Abaixo Varrer para baixo (modo de objectos) Move para o primeiro objecto contido pelo objecto de navegação actual
Mover para o objecto em foco NVDA+Menos do bloco numérico NVDA+Backspace Nenhum Move para o objecto que tem o foco do sistema actual e também posiciona o cursor de revisão na posição do cursor do sistema, se o mesmo estiver visível
Activar o objecto de navegação actual NVDA+Enter do bloco numérico NVDA+Enter Toque duplo Activa o objecto de navegação actual (semelhante ao clicar com o rato ou pressionar espaço quando o mesmo tem o foco do sistema)
Mover o foco do sistema ou o cursor para o objecto actual da revisão| NVDA+Shift+Menos do bloco numérico NVDA+Shift+Backspace Nenhum Ao pressionar uma vez, move o foco para o objecto de navegação actual, ao pressionar duas vezes, move o cursor do sistema para a posição do cursor de revisão
Anunciar dimensões localização do cursor de revisão NVDA+delete do bloco numérico NVDA+delete nenhum Anuncia informação sobre a posição do texto ou objecto onde se encontra o cursor de revisão. Isto poderá incluir, por exemplo, a percentagem no documento, a distância desde a margem da página ou a posição exacta no ecrã. Premindo duas vezes irá fornecer mais detalhes.

Nota: As teclas do bloco numérico requerem que o numlock esteja desligado, para que possam trabalhar adequadamente.

5.5. Rever Texto

O NVDA permite-lhe ler o conteúdo do ecrã, documento ou objecto actual, por caracter, palavra ou linha. Isto é útil principalmente em situações como a consola de comandos do Windows) onde não há um cursor do sistema. Por exemplo, poderá usá-la para rever o texto de uma mensagem, de uma informação longa num diálogo, etc.

Quando move o cursor de revisão, o cursor do sistema não o acompanha. Assim, pode analisar o texto sem perder a posição de edição. No entanto, por padrão, quando se move o cursor do Sistema, o cursor de revisão acompanha-o. Isto pode ser activado e desactivado.

Note que, por padrão, o Braille segue o foco e o cursor, e não a navegação por objectos e a revisão de texto. Se quiser que o Braille siga a navegação por objectos e a revisão de texto, terá que configurar o Braille para fixar para o cursor de revisão.

Os comandos seguintes estão disponíveis para a revisão de texto:

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Toque Descrição
mover para a primeira linha em revisão shift+7 do bloco numérico NVDA+control+home nenhum Move o cursor de revisão para a primeira linha do texto
Mover para a linha anterior em revisão 7 do bloco numérico NVDA+Seta Acima Varrer para cima (modo de texto) Move o cursor de revisão para a linha anterior do texto
Anunciar a linha actual em revisão 8 do bloco numérico NVDA+shift+ponto nenhum Anuncia a linha actual do texto, onde está posicionado o cursor de revisão. Ao pressionar duas vezes, soletra a linha. Se pressionar três vezes, soletra-a, utilizando a descrição de caracteres
Mover para a próxima linha em revisão 9 do bloco numérico NVDA+Seta Abaixo Varrer para baixo (modo de texto) Move o cursor de revisão para a próxima linha do texto
Mover para a última linha em revisão Shift+9 do bloco numérico NVDA+control+end nenhum Move o cursor de revisão para a última linha do texto
Mover para a palavra anterior em revisão 4 do bloco numérico NVDA+control+Seta Esquerda Varrer para a esquerda com dois dedos (modo de texto) Move o cursor de revisão para a palavra anterior no texto
Anunciar a palavra actual em revisão 5 do bloco numérico NVDA+control+ponto nenhum Anuncia a palavra actual no texto, onde está posicionado o cursor de revisão. Ao pressionar duas vezes, soletra a palavra. Se pressionar três vezes, soletra-a, utilizando a descrição de caracteres
Mover para a próxima palavra em revisão 6 do bloco numérico NVDA+control+Seta Direita Varrer para a direita com dois dedos (modo de texto) Move o cursor de revisão para a próxima palavra no texto
mover para o início da linha em revisão shift+1 do bloco numérico NVDA+home nenhum Move o cursor de revisão para o início da linha actual no texto
Mover para o caracter anterior em revisão 1 do bloco numérico NVDA+Seta Esquerda Varrer para a esquerda (modo de texto) Move o cursor de revisão para o caracter anterior, na linha actual no texto
Anunciar o caracter actual em revisão 2 do bloco numérico NVDA+ponto nenhum Anuncia o caracter actual na linha do texto, onde está posicionado o cursor de revisão. Se pressionar duas vezes, informa-o através da descrição de caracteres ou o respectivo exemplo. Ao pressionar três vezes, informa o valor numérico do caracter em decimal e hexadecimal
Mover para o próximo caracter em revisão 3 do bloco numérico NVDA+Seta Direita Varrer para a direita (modo de texto) Move o cursor de revisão para o caracter seguinte na linha actual do texto
Mover para o fim da linha em revisão Shift+3 do bloco numérico NVDA+end nenhum Move o cursor de revisão para o fim da linha actual do texto
Ler continuamente com a revisão Mais do bloco numérico NVDA+shift+a Varrer para baixo com três dedos (modo de texto) Lê a partir da posição actual do cursor de revisão e move-o até ao final do texto
Copiar a partir do cursor de revisão NVDA+F9 NVDA+F9 Nenhum Inicia a cópia do texto a partir da posição actual do cursor de revisão. A cópia actual não será efectuada, até que informe o NVDA até onde é que pretende copiar
Copiar até ao cursor de revisão NVDA+F10 NVDA+F10 Nenhum Copia a partir da posição definida, com a cópia a partir do cursor de revisão, até a posição actual do mesmo. Após pressionar esta tecla, o texto será copiado para a área de transferência do Windows
Anunciar formatação de texto NVDA+f NVDA+f Nenhum Anuncia a formatação do texto onde o cursor de revisão está posicionado actualmente

Nota: As teclas do bloco numérico exigem que a tecla NumLock esteja desactivada, para que possam trabalhar adequadamente.

Uma boa maneira de recordar os comandos básicos de revisão de texto, quando se usa o esquema de teclado Desktop, é imaginar que estão organizados numa grelha de três por três, de cima para baixo, por linha, palavra e caracter, e da esquerda para a direita, por anterior, actual e seguinte. A disposição é ilustrada como se segue:

Linha anterior Linha actual Próxima linha
Palavra anterior Palavra actual Próxima palavra
Caracter anterior Caracter actual Próximo caracter

5.6. Modos de Revisão

Os comandos de revisão de texto do NVDA possibilitam-lhe rever o conteúdo presente no objecto de navegação actual, documento actual, ou do ecrã, dependendo do modo de revisão seleccionado. Os modos de revisão são um substituto do conceito de revisão plana, existente anteriormente no NVDA. Os comandos seguintes alternam entre os modos de revisão: %kc:beginInclude

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Gesto Descrição
Muda para o modo de revisão seguinte NVDA+7 do bloco numérico NVDA+pageUp Varrer com dois dedos para cima Muda para o modo de revisão seguinte disponível.
Muda para o modo de revisão anterior NVDA+1 do bloco numérico NVDA+pageDown Varrer com dois dedos para baixo Muda para o modo de revisão anterior disponível.

%kc:endInclude

5.6.1. Revisão de objecto

No modo de revisão de objecto, poderá rever apenas o conteúdo do objecto de navegação actual. Para objectos básicos como campos de edição ou controlos de texto simples, isto será, geralmente, o seu conteúdo textual. Para outros objectos, tal poderá ser o nome e/ou valor do objecto.

5.6.2. Revisão de Documento

Quando o objecto de navegação se encontrar num documento do navegador (por exemplo, numa página web) ou outro documento complexo contendo vários objectos (por exemplo, um documento do Lotus Symphony), será possível mudar para o modo de revisão de documento.

O modo de revisão de documento permite-lhe rever todo o conteúdo do documento.

Ao mudar do modo de revisão de objecto para o modo de revisão de documento, o cursor é colocado na posição do objecto de navegação. Ao mover-se pelo documento com os comandos de revisão, o objecto de navegação é automaticamente actualizado para o objecto encontrado na posição actual do cursor de revisão.

Note que o NVDA mudará automaticamente para revisão de documento, a partir de revisão de objecto, quando se move por documentos do navegador.

5.6.3. Revisão do Ecrã

O modo de revisão do ecrã permite-lhe rever o texto que aparece visualmente no ecrã, dentro da aplicação actual. Isto é semilhante ao modo de revisão do ecrã, ou cursor do rato, encontrado noutros leitores de ecrã para Windows.

Ao mudar para o modo de revisão do ecrã, o cursor de revisão é colocado na posição no ecrã do objecto de navegação actual. Quando se mover pelo ecrã com os comandos de revisão, o objecto de navegação é automaticamente actualizado para o objecto encontrado na posição no ecrã do cursor de revisão.

Note que em algumas aplicações mais recentes, o NVDA poderá não reportar algum, ou todo o texto presente no ecrã, devido ao uso de novas tecnologias de desenho no ecrã, impossíveis de suportar de momento.

5.7. Navegar com o Rato

Quando move o ponteiro do rato, por padrão, o NVDA anuncia o texto directamente sob o ponteiro, enquanto o ponteiro do rato vai sendo movido pelo ecrã. Quando suportado, o NVDA irá ler o parágrafo que engloba o texto, porém existem alguns controlos que podem apenas ser lidos por linha.

O NVDA também pode ser configurado para anunciar o tipo de controlo ou o objecto onde está actualmente o rato, conforme se movimente (ex. lista, botão etc.). Tal poderá ser útil para utilizadores totalmente cegos, porque, por vezes, o texto não é suficientemente explícito.

O NVDA fornece um modo para que os utilizadores compreendam onde está o rato, no que tange às dimensões do ecrã, tocando as coordenadas actuais do rato como beeps sonoros. Quanto mais para cima estiver o rato no ecrã, mais aguda será a entoação dos beeps. Quanto mais à esquerda ou à direita estiver o rato no ecrã, mais à esquerda ou à direita o som será tocado (assumindo-se que o utilizador tem colunas stereo ou auscultadores).

Esta funcionalidade adicional do NVDA não se encontra activa, por padrão. Se pretender utilizar a mesma, pode configurá-la no diálogo das Definições do rato, que se encontra no menu Preferências, no menu do NVDA.

Apesar de um rato físico ou de um touchpad terem de ser utilizados para navegar com o rato, o NVDA tem alguns comandos relacionados com o rato:

Nome Comandos de Teclado de Desktop Comandos de Teclado de Laptop Descrição
Clicar com o botão esquerdo do rato Barra do bloco numérico NVDA+Sinal de Mais Clica uma vez com o botão esquerdo do rato. O dúplo clique pode ser realizado se pressionar este comando duas vezes, rapidamente
Bloquear o botão esquerdo do rato Shift+Barra do bloco numérico NVDA+control+Sinal de Mais Bloqueia o botão esquerdo do rato pressionado. pressione novamente para desbloqueá-lo. Para arrastar o rato, pressione esta tecla de atalho para bloquear o botão esquerdo do rato pressionado e mova o rato quer seja fisicamente ou utilizando qualquer comando de movimento do rato
Clicar com o botão direito do rato \ Asterisco do bloco numérico NVDA+Acento agudo Clica uma vez com o botão direito do rato
Bloquear o botão direito do rato Shift+Asterisco do bloco numérico NVDA+control+Acento agudo Bloqueia o botão direito do rato pressionado. pressione novamente para desbloqueá-lo. Para arrastar o rato, pressione esta tecla de atalho para bloquear o botão direito do rato pressionado e mova o rato quer seja fisicamente ou utilizando qualquer comando de movimento do rato
Mover o rato para o objecto de navegação actual NVDA+Barra do bloco numérico NVDA+shift+m Move o rato para a localização do objecto de navegação actual e do cursor de revisão
Navegar para o objecto sob o rato NVDA+Asterisco do bloco numérico NVDA+shift+n Define o objecto de navegação para o o objecto localizado na posição do rato

6. Modo de Navegação

Os documentos complexos, só de leitura, tais como páginas de Internet, são apresentados pelo NVDA, através da utilização do modo de navegação. Isto inclui os documentos no Mozilla Firefox, Microsoft Internet Explorer, Google Chrome, Adobe Reader e Adobe Flash.

No modo de navegação, o conteúdo do documento está disponível numa representação plana e pode ser navegado com as teclas de cursor, como se se tratasse de um documento de texto normal. Todos os comandos de teclado do NVDA referentes ao cursor do sistema trabalharão neste modo; ex: leitura contínua, anunciar formatação, comandos de navegação em tabelas, etc. A informação de que o texto é ou não um link, título, etc é anunciada conforme se movimenta pelo mesmo.

Por vezes, necessitará de interagir directamente com os controlos, nestes documentos. Por exemplo, terá que fazer isto para campos de texto editável e para listas, de forma que possa escrever e usar as teclas de cursor para trabalhar com o controlo. Fá-lo-á mudando para o modo de foco, em que quase todas as teclas serão passadas para o referido controlo. Quando estiver no modo de navegação, o NVDA passará automaticamente para o modo de foco, se andar com o Tab ou clicar num controlo particular que o exija. Analogamente, Ao circular com o Tab ou clicar num controlo, que não necessite do modo de foco, voltará para o modo de navegação. Também pode pressionar Enter, ou Espaço, para passar para o modo de foco, em controlos que o requerem. Premindo Escape voltará para o modo de navegação. Adicionalmente, poderá forçar, manualmente, o modo de foco e o mesmo continuará em efeito até que decida desactivá-lo.

Nome Comando de Teclado Descrição
Alternar entre os modos de Foco e de Navegação NVDA+Espaço Alterna entre o modo de foco e o modo de navegação
Sair do modo de foco Escape Volta para o modo de navegação, se o modo de foco foi activado manualmente ou automaticamente
Actualizar o Documento no Modo de Navegação NVDA+F5 Recarrega o conteúdo do documento actual (muito útil se determinado conteúdo está em falta no documento)
Localizar NVDA+Ctrl+F Abre uma janela, onde pode escrever algum texto a ser localizado no documento actual
Localizar seguinte NVDA+F3 Localiza a próxima ocorrência de texto que já localizou no documento
Localizar anterior NVDA+Shift+F3 Localiza a ocorrência de texto anterior que já localizou no documento
Abrir descrição longa NVDA+d Abre uma nova janela, contendo uma descrição longa para o objecto, se esta existir.

6.1. Navegação por Caracter

Quando em modo de navegação, para maior rapidez, o NVDA também fornece teclas de apenas um caracter que permitem saltar para determinados campos no documento.

As teclas seguintes, por si mesmas, saltam para o próximo elemento disponível. Adicionando-se a tecla Shift, faz com que saltem para o elemento anterior:

Para se mover para o início ou fim de elementos contentores como listas ou tabelas, que contêm outros elementos:

Nome Comando de Teclado Descrição
Mover para o início do contentor shift+vírgula Move para o início do contentor (lista, tabela etc) onde o cursor está posicionado
Mover para depois do fim do contentor Vírgula Move para depois do fim do contentor (lista, tabela etc) onde o cursor está posicionado

6.2. A Lista de Elementos

A lista de elementos fornece acesso a uma lista de links, títulos ou marcadores no documento. Um grupo de botões de opção permite-lhe alternar entre estes três tipos de informação. Um campo de edição também se encontra disponível na caixa de diálogo, permitindo filtrar a lista, para o ajudar a procurar um item específico na página. Uma vez escolhido um item, pode utilizar os botões fornecidos no diálogo, para se mover para, ou activar, esse item.

Nome Comando de Teclado Descrição
Lista de elementos do Modo de Navegação NVDA+F7 Chama a lista de elementos que contém links, títulos e marcadores, no documento actual

6.3. Objectos Embutidos

As páginas podem incluir conteúdo enriquecido, através de tecnologias, tais como o Flash da Adobe e o JAVA da Sun, bem como aplicações e diálogos. Quando estas são encontradas no modo de navegação, o NVDA anuncia "objecto embutido", "aplicação" ou "diálogo", respectivamente. Pode pressionar Enter sobre esses objectos, para interagir com os mesmos. Se forem acessíveis, pode pressionar Tab para navegar por eles e interagir, como faz com qualquer outra aplicação. É fornecido um comando de teclado para voltar à página original que contém o objecto embutido:

Nome Comando de Teclado Descrição
Mover para o documento em Modo de Navegação que contém o objecto embutido NVDA+Ctrl+Espaço Move o foco para fora do objecto embotido actual e entra no documento que o contém

7. Comandos Específicos do NVDA para Aplicações

O NVDA fornece comandos de teclado adicionais para algumas aplicações, que realizam determinadas tarefas ou que dão acesso a funcionalidades que não são acessíveis, de outra forma, aos utilizadores de leitores de ecrã.

7.1. Microsoft Word

Nome Tecla Descrição
Anuncia o comentário actual NVDA+Alt+c Anuncia o texto do comentário na posição actual do cursor do sistema.
Definir cabeçalhos de coluna NVDA+shift+c Premindo uma vez, indica ao NVDA que esta é a primeira célula de cabeçalho na linha que contem os cabeçalhos de coluna, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se entre colunas abaixo desta linha. Premindo duas vezes irá apagar a definição.
Definir cabeçalhos de linha NVDA+shift+r Premindo uma vez, indica ao NVDA que esta é a primeira célula de cabeçalho na coluna que contem os cabeçalhos de linha, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se entre linhas após esta coluna. Premindo duas vezes apagará a definição.

7.2. Microsoft Excel

Nome Tecla Descrição
Definir cabeçalhos de coluna NVDA+shift+c Pressionar uma vez informa o NVDA de que esta linha contém os cabeçalhos de coluna, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se entre colunas abaixo desta linha. Pressionar duas vezes apagará esta definição.
Definir cabeçalhos de linha NVDA+shift+r Pressionar uma vez, Informa o NVDA de que esta coluna contêm os cabeçalhos de linha, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se por linhas à direita desta coluna. Pressionar duas vezes, apagará a definição.
Anunciar comentário NVDA+alt+c Anuncia o comentário na célula actual, se existir.

7.3. Microsoft PowerPoint

Nome Comando de Teclado Descrição
Alterna a leitura das notas do apresentador control+shift+s Quando está a correr uma apresentação de diapositivos, este comando alternará entre ler as notas do apresentador para o diapositivo, ou o conteúdo do mesmo. Isto afecta apenas o que o NVDA lê, e não o que é mostrado no ecrã.

7.4. foobar2000

Nome Comando de Teclado Descrição
Anunciar Tempo Restante control+shift+r Anuncia o tempo restante da faixa actual em reprodução, caso exista.

Nota: O comando para anunciar o tempo restante funciona somente com a cadeia de caracteres de formatação por padrão para a linha de estado do foobar.

7.5. Miranda IM

Nome Comando de Teclado Descrição
Anunciar Mensagem Recente NVDA+control+1-4 Anuncia uma das mensagens recentes, dependendo do número pressionado; ex: NVDA+control+2 lê a segunda mensagem mais recente.

7.6. Poedit

Nome Comando de Teclado Descrição
Anunciar Janela de Comentários control+shift+c Anuncia quaisquer comentários na janela de comentários.
Anunciar notas para os tradutores control+shift+a Anuncia quaisquer notas para os tradutores.

8. Configurar O NVDA

8.1. Preferências

A maioria das definições do NVDA podem ser alteradas através da utilização de caixas de diálogo, acedidas através do sub-menu Preferências do Menu do NVDA. Em todas as caixas de diálogo de definições do NVDA, pressione o botão OK para confirmar as alterações que tenha feito. Para cancelar as alterações, pressione o botão Cancelar ou a tecla Escape. Algumas definições também podem ser alteradas através da utilização de comandos de teclado, que estão listados, quando relevante, nas secções abaixo.

8.1.1. Definições Gerais (NVDA+Ctrl+G)

A caixa de diálogo das definições gerais encontra-se no menu Preferências. A mesma contém as seguintes opções:

Idioma

Uma caixa de combinação que lhe permite seleccionar o idioma da interface do utilizador, e mensagens deste programa. Existem diversos idiomas, contudo, a opção predefinida é Predefinição do utilizador. Esta definição indica ao software para utilizar o idioma para o qual o Windows está definido no momento.

Note, por favor, que o NVDA precisa ser reiniciado, quando alterar o idioma. O NVDA questioná-lo-á se pretende reiniciar caso altere a selecção. Pressione OK, e o NVDA irá reiniciar.

Guardar A Configuração ao Sair

Esta opção é uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA para guardar automaticamente a configuração actual, ao sair do NVDA.

Alertar ao sair do NVDA

Esta opção é uma caixa de verificação que lhe permite escolher se pretende ou não que apareça um diálogo, quando fechar o programa, questionando-o se deseja ou não sair. Quando marcada, um diálogo aparecerá ao tentar fechar o NVDA, a perguntar se deseja sair ou não.

Tocar sons ao iniciar e sair do NVDA

Esta opção é uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA para tocar sons ao iniciar e terminar.

Nível de registo

Esta é uma caixa de combinação que lhe permite seleccionar a quantidade de informação que o NVDA coloca no registo, quando está em execução. Geralmente, os utilizadores não necessitam de alterar isto, para que não seja registada demasiada informação. Contudo, se pretender fornecer informação para relatar um erro, esta poderá ser uma opção útil.

Iniciar o NVDA automaticamente depois de iniciar cessão no Windows

Se esta opção estiver marcada, o NVDA arrancará, automaticamente, assim que iniciar sessão no Windows. Esta opção só está disponível nas cópias instaladas do NVDA.

Utilizar o NVDA no ecrã de início de sessão do Windows (requer privilégios de administrador)

Caso inicie cessão no Windows fornecendo o nome de utilizador e password, ao marcar esta opção, permitirá que o NVDA arranque automaticamente, no ecrã de autenticação, quando o Windows for executado. Esta opção só está disponível nas cópias instaladas do NVDA.

Utilizar as definições actualmente guardadas no ecrã de início de sessão e noutros ecrãs (requer privilégios de administrador)

Ao pressionar este botão, copia a configuração, previamente guardada,, do utilizador actual, para o directório da configuração do sistema deste leitor de ecrã, de forma que o NVDA irá utilizá-la, quando estiver a correr no ecrã de autenticação, Controlo de Conta do Utilizador (UAC), e outros ecrãs de ambiente seguro do Windows. Para se certificar que todas as suas definições são transferidas, verifique, em primeiro lugar, se guarda a sua configuração com NVDA+Ctrl+C ou através do item respectivo do Menu do NVDA. Esta opção só está disponível nas cópias instaladas do NVDA.

Verificar automaticamente actualizações para o NVDA

Se esta opção estiver activa, o NVDA irá verificar automaticamente se existem versões mais actuais do programa, e informá-lo-á, quando uma actualização estiver disponível. Poderá também verificar, manualmente, por actualizações, seleccionando "Verificar actualização...", no menu ajuda do NVDA.

8.1.2. Selecção de Sintetizador (NVDA+Ctrl+S)

O diálogo Sintetizador, pode ser aberto pelo item "Sintetizador..." no menu Preferências e permite-lhe seleccionar qual é o sintetizador que o NVDA utilizará para falar. Uma vez que tenha seleccionado o sintetizador à sua escolha, pode pressionar Ok e o NVDA carregará o Sintetizador seleccionado. Se existir um erro ao carregar o sintetizador, o NVDA notificará com uma mensagem e continuará a usar o sintetizador anterior.

Sintetizador

Esta opção permite-lhe escolher o sintetizador que pretende utilizar para a saída de voz do NVDA.

Para obter uma lista dos sintetizadores que o NVDA suporta, consulte a secção dos Sintetizadores de Voz.

Um item especial que aparece sempre nesta lista é "Sem voz" e permite que use o NVDA sem saída de voz. Isto pode ser útil para alguém que deseja utilizar o NVDA somente com Braille, ou talvez para os programadores com visão, que só pretendem usar o Visualizador de discurso.

Dispositivo de Saída

Esta opção permite-lhe escolher a placa de som que o NVDA indicará ao sintetizador seleccionado para usar.

8.1.3. Definições de Voz (NVDA+Ctrl+V)

O diálogo das definições de voz, que se encontra no menu Preferências, contém opções que lhe permitem alterar o som da voz. Para uma alternativa mais rápida de controlar os parâmetros de voz, a partir de qualquer local, por favor, consulte a secção Anel de Definições de Voz.

Esta caixa de diálogo contém as seguintes opções:

Voz

A primeira opção que encontra neste diálogo é uma caixa de combinação, que lista todas as vozes do sintetizador que está, actualmente, a ser utilizado. Pode utilizar as setas, para ouvir os diversos itens. As setas Acima e Esquerda sobem pela lista, enquanto as Setas Abaixo e Direita descem pela lista.

Variante

Se está a utilizar o eSpeak que acompanha o NVDA, esta é uma caixa de combinação que lhe permite seleccionar a Variante do sintetizador, com a qual este deve falar. As variantes do eSpeak são parecidas com as vozes, mas proporcionam atributos ligeiramente diferentes da voz principal. Algumas variantes irão soar como um homem, outras como uma mulher e outras, ainda, como um sapo.

Velocidade

Esta opção permite-lhe alterar a velocidade da voz. Trata-se de uma barra deslizante, que vai de 0 a 100 (sendo 0 a velocidade mais lenta e 100 a mais rápida).

Entoação

Esta opção permite-lhe alterar a entoação da voz actual. Trata-se de uma barra deslizante, que vai de 0 a 100 (sendo 0 a entoação mais grave e 100 a mais aguda.

==== Volume ====

Esta opção é uma barra deslizante, que vai de 0 a 100 (sendo o 0 o volume mais baixo e 100 o mais alto).

Inflexão

Uma barra deslizante que lhe permite escolher a inflexão (sobida e descida da entoação) que o sintetizador irá utilizar para falar. (Até ao momento, somente o eSpeak fornece esta funcionalidade).

Alterar o idioma, automaticamente (quando suportado)

Esta caixa de verificação permite-lhe definir se o NVDA deverá ou não mudar o idioma do sintetizador, enquanto fala, caso exista informação de marcação de idioma no texto que está a ser lido. Esta opção está activa, por padrão. Actualmente, apenas o eSpeak e o Vocalizer suportam a alteração automática de idioma.

Alterar o dialecto, automaticamente (quando suportado)

Se a opção Alterar o idioma automaticamente estiver activa, esta caixa de verificação permite-lhe definir se o dialecto também deverá ser alterado, ou se serão efectuadas apenas alterações de idioma propriamente dito. Ex.: Se estiver a ler, com uma voz para o português de Portugal, mas um documento indicar que um pedaço de texto está em português do Brasil, se esta funcionalidade estiver activa, o sintetizador irá mudar de sotaque. Esta opção está desactivada, por padrão.

Nível de Pontuação / Símbolo

Tecla: NVDA+P

Esta opção permite-lhe escolher que pontuações e outros símbolos deverão ser anunciados como palavras. Por exemplo: quando definido para todo, todos os símbolos, serão anunciados como palavras, ou seja, um ponto será mesmo anunciado como ponto. Esta opção aplica-se a todos os sintetizadores, e não apenas ao sintetizador actualmente activo.

Alterar a Percentagem da Entoação para Letras Maiúsculas

Este campo de edição permite-lhe definir a alteração da entoação da voz, que irá ser usada para falar uma letra maiúscula. Este valor é uma percentagem, em que um valor negativo baixa a entoação e um valor positivo aumenta-a. Para que não haja variação introduza 0.

Anunciar "Maiúscula" Antes De Letras Maiúsculas

Esta opção é uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA para que anuncie a palavra "maiúscula" antes de qualquer letra maiúscula, quando falada como um caracter individual, por exemplo, ao suletrar. Normalmente, o NVDA aumenta ligeiramente a entoação para qualquer letra maiúscula, mas alguns sintetizadores não suportam correctamente esta configuração; assim sendo, esta opção poderá ser utilizada para esse fim.

Reproduzir "Beep" para maiúsculas

Se esta caixa de verificação estiver marcada, o NVDA produzirá um pequeno beep, cada vez que encontrar um Caracter maiúsculo. Tal como a caixa de verificação 'anunciar maiúscula antes de letras maiúsculas', esta opção é útil para os sintetizadores que não possam alterar a sua entoação para letras maiúsculas.

Usar Funcionalidade de Soletrar, se Suportado

Algumas palavras são constituídas apenas por um caracter, porém a pronúncia é diferente, dependendo se o caracter está a ser falado como um caracter individual (por exemplo, ao soletrar) ou como uma palavra. Por exemplo, em português, "a" é tanto uma letra como uma palavra. Esta opção permite que o sintetizador diferencie estes dois casos, se suportar tal funcionalidade. A maioria dos sintetizadores tem esse suporte.

Esta opção deverá, em geral, estar activa. Todavia, alguns sintetizadores suportados via Microsoft Speech API não implementam correctamente esta funcionalidade e comportam-se de maneira estranha. Se estiver a ter problemas com a pronúncia de alguns caracteres individuais, desactive esta opção.

8.1.4. Anel de Definições de Voz

Se pretender alterar, rapidamente, as definições de voz, sem ir ao diálogo de definições de Voz, existem alguns comandos do NVDA que permitem alterar algumas das definições de voz mais comuns, em qualquer altura:

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Descrição
Mover para a próxima definição de voz NVDA+control+Seta Direita NVDA+shift+control+Seta Direita Move para a seguinte definição de voz disponível depois da actual, circulando para a primeira definição de voz, depois de atingir a última
Mover para a definição de voz anterior NVDA+control+Seta Esquerda NVDA+shift+control+Seta Esquerda Move para a anterior definição de voz disponível depois da actual, circulando para a primeira definição de voz, depois de atingir a última
Aumentar a definição de voz actual NVDA+control+Seta Acima NVDA+shift+control+Seta Acima aumenta a definição de voz actual. Ex: aumenta a velocidade, escolhe a voz seguinte, aumenta o volume
Diminuir a definição de voz actual NVDA+controlSeta Abaixo NVDA+shift+control+Seta Abaixo Diminui a definição de voz actual. Ex: diminui a velocidade, escolhe a voz anterior, diminui o volume

8.1.5. Definições de Braille

A caixa de diálogo das Definições de Braille pode ser encontrada no menu Preferências, mais concretamente através do item "Definições de Braille...".

Linha Braille

A primeira opção que encontrará, no diálogo das Definições de Braille, é uma caixa de combinação, que se denomina "Linha Braille". A mesma contém diversas opções, que dependem dos drivers de linhas Braille disponíveis no seu sistema. Utilize as setas para se mover pelas mesmas.

O item Sem Braille significa que não será utilizado Braille.

Por favor consulte a secção Linhas Braille para obter mais informações sobre as linhas Braille suportadas.

Porta

Esta opção, se disponível, permite escolher que porta, ou tipo de ligação, será usada para comunicar com a linha Braille que seleccionou. é uma caixa combinada, contendo as opções possíveispara a sua linha Braille .

Por padrão, o NVDA utiliza a detecção automática da porta, o que significa que a ligação com a linha Braille será automaticamente estabelecida, após pesquisa das ligações disponíveis no sistema, quer sejam USB ou bluetooth. Contudo, para algumas linhas Braille, pode explicitamente escolher qual a porta a ser usada. As opções são: "Automática", que indica ao NVDA para usar a detecção automática da porta; "USB", "Bluetooth" e portas série, dependendo do tipo de comunicações suportadas pelo dispositivo Braille.

Esta opção não aparecerá se a sua linha Braille apenas suportar a deteção automática.

Pode consultar a informação sobre a sua linha Braille na secção Linhas Braille Suportadas para mais detalhes dos tipos de comunicação suportados e portas disponíveis.

Tabela de Leitura

A opção seguinte deste diálogo, é uma caixa de combinação para a tabela Braille utilizada para leitura da informação. Nesta caixa de combinação encontrará tabelas para diferentes idiomas e tipos de Braille.

A tabela seleccionada será usada para converter texto em Braille para ser mostrado na sua linha Braille. Pode-se mover de tabela Braille em tabela Braille, na lista, utilizando as Setas.

Tabela de Escrita

Em complemento da opção anterior, o próximo controlo é a caixa combinada Tabela de escrita. A tabela escolhida será usada para converter o Braille introduzido, através do teclado Braille da sua linha, em texto. O NVDA actualmente apenas suporta introdução de Braille informático, assim só aparecerão tabelas Braille de computador de 8 pontos. Pode-se mover de tabela Braille em tabela Braille, na lista, utilizando as Setas.

Note que esta opção só é útil se a sua linha Braille tiver um teclado Braille e esta funcionalidade for suportada pelo respectivo driver. Se apesar de ter teclado Braille, a escrita Braille não for suportada pela linha, isto será declarado na secção Linhas Braille Suportadas.

Expandir Para Braille De Computador Palavras Sobre O Cursor

Esta opção permite que a palavra que está sob o cursor apareça em Braille de computador não contraído.

Velocidade de intermitência do Cursor (ms)

Esta opção é um campo numérico que lhe permite alterar a velocidade de intermitência do cursor, em milésimos de segundo.

Tempo de Permanência de Mensagens (seg)

Esta definição é um campo numérico que controla durante quantos segundos são apresentadas as mensagens do sistema na linha Braille. Especifique 0 para que estas mensagens não sejam mostradas de todo.

Fixar Braille Para

Tecla: NVDA+Ctrl+T

Esta opção permite-lhe escolher se a linha Braille seguirá o foco do sistema, ou se segue o objecto de navegação / cursor de revisão.

Ler por Parágrafo

Se activada, o Braille será mostrado por parágrafos em vez de linhas. Também, em consonância, os comandos de linha seguinte e anterior moverão o texto por parágrafo. Isto significa que não terá que deslocar o conteúdo no final de cada linha, mesmo que mais texto caiba na linha braille. Tal poderá permitir uma leitura mais fluente de grandes quantidades de texto. Está desactivada por padrão.

Evitar dividir palavras quando possível

Esta opção controla se uma palavra, que não seja possível representar totalmente no fim da linha, deva ser cortada ou representada apenas na próxima linha. Por padrão, a opção está activa, ou seja, a palavra será mostrada completa, na próxima linha.

8.1.6. Definições do Teclado (NVDA+Ctrl+K)

Esta caixa de diálogo encontra-se no menu Preferências, no item "Definições do teclado...". Contém as seguintes opções:

Esquema do teclado

Esta caixa de combinação permite-lhe escolher qual o esquema do teclado que o NVDA utiliza. Actualmente, os dois esquemas incluídos no NVDA são o Desktop, para computadores de secretária, e o Laptop, para computadores portáteis.

Utilizar o Caps Lock como uma tecla modificadora do NVDA

Se esta caixa de verificação estiver marcada, o Caps Lock pode ser usado como uma tecla modificadora do NVDA.

Utilizar Insert do bloco numérico como uma tecla modificadora do NVDA

Se esta caixa de verificação estiver marcada, a tecla Insert do bloco numérico pode ser utilizada como uma tecla modificadora do NVDA.

Utilizar Insert do bloco intermédio como uma tecla modificadora do NVDA

Se esta caixa de verificação estiver marcada, a tecla Insert do bloco intermédio (que se encontra normalmente acima das setas, perto do Home e End) pode ser usada como uma tecla modificadora do NVDA.

Se nenhuma tecla for seleccionada como tecla NVDA, poderá ser impossível aceder a algumas funções do NVDA. Por isso, o diálogo Definições do Teclado mostrará uma mensagem de erro se todas as teclas estiverem desmarcadas ao pressionar o botão Ok. Após fechar a mensagem de erro, tem de seleccionar pelo menos uma tecla antes de pressionar Ok para fechar o diálogo convenientemente.

Anunciar Caracteres Escritos

Tecla: NVDA+2

quando activada, o NVDA irá anunciar todos os caracteres que escrever no teclado.

Anunciar Palavras Escritas

Tecla: NVDA+3

Quando activada, o NVDA anunciará todas as palavras que escrever com o teclado.

Pressionar de caracteres interrompe a voz

Quando activada, esta opção causará a interrupção da voz, sempre que for inserido um caracter. Está activada por padrão.

Tecla Enter interrompe a fala

Quando activada, esta opção causará a interrupção da voz, sempre que pressionar a tecla Enter. Está activada por padrão.

Permitir leitura rápida durante a leitura contínua

Se activada, alguns comandos de navegação (tais como os comandos de caractere para navegação rápida em modo de navegação ou mover-se por linha ou parágrafo) não páram a leitura mas movem a posição de leitura para a nova posição, sendo a leitura continuada a partir desse ponto.

Reproduzir beeps, se ao escrever letras minúsculas o caps lock estiver activado

Quando activada, será ouvido um som de aviso, se uma letra for pressionada com a tecla shift, enquanto o caps lock estiver ligado. Geralmente, escrever letras com o shift enquanto o capslock estiver ligado não é intencional, e costuma dever-se a não se ter reparado que o caps lock está ligado. Portanto, poderá ser bastante útil ser avisado disto.

Anunciar Teclas de Comando

Tecla: NVDA+4

Se activada, o NVDA irá anunciar todas as teclas, que não sejam caracteres ou pontuações, que pressione no teclado. Isto inclui Control mais uma letra ou as setas direccionais.

Tratar teclas enviadas por outras aplicações

Esta opção permite controlar se o pressionar de teclas gerado por outras aplicações, tais como teclados no ecrã e softwares de reconhecimento de voz, devem ser processados pelo NVDA. Esta opção está activada por padrão, embora alguns utilizadores possam preferir desactivá-la, como os utilizadores do "Unikey typing software" pois causará incorreções.

8.1.7. Definições do rato (NVDA+Ctrl+M)

O diálogo das definições do rato encontra-se no menu Preferências, no item "Definições do rato...", e contém as seguintes opções:

Anunciar Alterações Na Forma do Rato

É uma caixa de verificação que, quando marcada, significa que o NVDA anunciará a alteração da forma do ponteiro do rato, de cada vez que esta muda. O ponteiro do rato muda de forma, no Windows, para transmitir determinada informação, tal como quando algo é editável, ou quando alguma coisa está a carregar, etc.

Activar seguimento do rato

Tecla: NVDA+M

Quando activada, o NVDA irá anunciar o texto actualmente sob o ponteiro do rato, enquanto o movimenta ao longo do ecrã. Isto permite que encontre coisas no ecrã, movendo fisicamente o rato, em vez de tentar encontrá-las através da navegação por objectos.

Unidade de Leitura de Texto

Se o NVDA estiver configurado para anunciar o texto sob o ponteiro do rato, à medida que o vai movendo, esta opção permite escolher exactamente a quantidade de texto que será anunciada. As opções são caracter, palavra, linha e parágrafo.

Anunciar Tipo de Controlo, Quando O Rato Entrar No Objecto

Se esta caixa de verificação estiver marcada, o NVDA anunciará o tipo de controlo do objecto, quando o rato se mover sobre ele.

Tocar coordenadas de áudio, quando o rato se mover

Marcar esta caixa de verificação, faz com que o NVDA reproduza beeps, quando o rato se mover. Desta forma, o utilizador pode saber onde é que o rato está, tendo em conta as dimensões do ecrã.

Brilho controla o volume das coordenadas de áudio

Se a caixa de verificação "tocar as coordenadas de áudio quando o rato se mover" estiver marcada, ao marcar esta opção, faz com que o volume dos beeps das coordenadas de áudio seja controlado pelo quão brilhante está o ecrã sob o rato. Esta definição não está marcada por padrão.

8.1.8. Definições do Cursor de Revisão

Encontra-se no menu Preferências, em "Cursor de revisão...". Este diálogo contém as seguintes opções:

Seguir Foco do Sistema

Tecla: NVDA+7

Se esta opção estiver activa, o cursor de revisão será sempre colocado no mesmo objecto que o foco do sistema, quando o foco mudar.

Seguir o Cursor do Sistema

Tecla: NVDA+6

Quando activada, o cursor de revisão será movido automaticamente para a posição do cursor do sistema, de cada vez que este se movimentar.

Seguir o ponteiro do Rato

Quando activada, o cursor de revisão seguirá o ponteiro do rato, quando este se mover.

Modo de Revisão Simples

Quando activada, o NVDA filtrará a hierarquia dos objectos que podem ser navegados para excluir quaisquer objectos que não são do interesse do utilizador; por exemplo, objectos invisíveis ou objectos usados unicamente com propósitos estéticos.

8.1.9. Apresentação de Objectos (NVDA+Ctrl+O)

Encontra-se no menu Preferências, no item "Apresentação de Objectos...". Esta caixa de diálogo contém as seguintes opções:

Anunciar Sugestões

Uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA para que anuncie sugestões, quando aparecem. Muitas janelas e controlos mostram uma pequena mensagem (ou sugestão), quando move o ponteiro do rato sobre elas, ou, algumas vezes, quando move o foco pelas mesmas.

Anunciar Balões de Ajuda

Esta caixa de verificação, quando marcada, indica ao NVDA que anuncie os balões de ajuda, quando aparecem. Os Balões de Ajuda são como sugestões, mas, por norma, são maiores e estão associados com eventos do sistema, tal como o cabo de rede ser desligado, ou, porventura, para o alertar de problemas de segurança do Windows.

Anunciar Teclas de Atalho dos Objectos

Quando esta caixa de verificação está marcada, o NVDA incluirá a tecla de atalho que é associada com um determinado objecto ou controlo, quando o mesmo é anunciado. Por exemplo: o menu Ficheiro, numa barra de menus, poderá ter a tecla de atalho Alt+F.

Anunciar a Posição do Objecto

Esta opção permite-lhe escolher se terá a informação da posição do objecto (por exemplo, 1 de 4) anunciada, quando se move para o mesmo, com o foco ou com a navegação de objectos.

Adivinhar a posição do Objecto, quando Indisponível

Se a opção "Anunciar a Posição do Objecto" estiver activa, permite que o NVDA tente adivinhar a posição de um objecto, quando ela não está disponível de outra forma, para um controlo específico. Quando activada, O NVDA informá-lo-á para mais controlos como menus e barras de ferramentas, porém esta informação poderá ser ligeiramente incorrecta.

Anunciar Descrição de Objectos

Desmarque esta caixa de verificação, se não precisar de ouvir a descrição anunciada em conjunto com os objectos.

Anúncio da barra de progresso

Tecla: NVDA+u

Esta opção controla o modo como o NVDA anuncia as actualizações das barras de progresso.

Tem as seguintes opções:

Anunciar Actualizações das Barras de Progresso em Segundo Plano

Esta é uma opção que, quando está marcada, diz a este leitor de ecrã que continue a anunciar uma barra de progresso, ainda que a mesma não esteja, fisicamente, em primeiro plano. Se minimizar, ou deixar de ter o foco na janela que possui uma barra de progresso, O NVDA continuará a dar-lhe informação sobre a mesma, permitindo a realização de outras tarefas, enquanto o NVDA segue a barra de progresso.

Anunciar mudanças em Conteúdo Dinâmico

Tecla: NVDA+5

Alterna entre ligar e desligar o anúncio de novo conteúdo, especificamente em objectos como terminais ou histórico, em programas de chat.

8.1.10. Definições de Composição de Entrada

O diálogo de definições de composição de entrada Pode ser encontrado no menu preferências. Este diálogo permite-lhe controlar como o NVDA anuncia a entradda de caracteres asiáticos, ao usar métodos de entrada como IME ou "Text Service".

Note que, devido ao facto dos métodos de entrada variarem substancialmente em funcionalidades disponíveis, e na forma em que fornecem informação, será provavelmente necessário configurar estas opções, de modo diferente para cada método de entrada, para conseguir a experiência de escrita mais eficiente.

Anunciar automaticamente todos os Candidatos Disponíveis

Esta opção, que está, por padrão, activada, permite-lhe que escolha se todos os candidatos visíveis devem ser anunciados automaticamente, ou não, quando uma lista de candidatos aparece, ou a sua página é mudada. Ter esta opção activada, enquanto usa métodos de entrada pictográficos como chinês novo ChangJie ou Boshiami, é útil, visto que pode ouvir automaticamente todos os símbolos e os seus números, podendo escolher um directamente. No entanto, para métodos de entrada fonéticos como chinês novo fonético, poderá ser mais útil desactivar esta opção, visto que todos os símbolos soarão da mesma forma e terá que utilizar as setas direccionais para navegar nos ítems de lista individualmente, para obter mais informação das descrições de caracter para cada candidato.

Anunciar o Candidato Seleccionado

Esta opção, que está, por padrão, activada, permite-lhe escolher se o NVDA deve, ou não, anunciar o candidato seleccionado, quando aparece uma lista de candidatos, ou quando a selecção é mudada. Para métodos de entrada em que a selecção pode ser mudada com as setas direccionais (como Chinês novo fonético), tal é necessário, porém, para alguns métodos de entrada poderá ser mais eficiente escrever com esta opção desactivada. Note que, mesmo com esta opção desactivada, o cursor de revisão será igualmente posicionado no candidato seleccionado, permitindo-lhe usar a navegação por objectos / revisão, para ler manualmente este ou outros candidatos.

Incluir Sempre Descrições Curtas de Caracteres para Candidatos

Esta opção, Que está activada por padrão, permite-lhe escolher se o NVDA deverá, ou não, fornecer uma descrição curta para cada caracter num candidato, seja quando estiver seleccionado ou quando for lido automaticamente, a quando do aparecimento da lista de candidatos. Note que, para idiomas como o chinês, o anúncio de descrições extra, para o candidato seleccionado, não é afectado por esta opção. Esta opção poderá ser útil para métodos de entrada coreanos ou japoneses.

Anunciar Alterações à Cadeia de caracteres em Leitura

Alguns métodos de entrada, como Chinês novo fonético e novo ChangJie, têm uma cadeia de caracteres em leitura (Conhecida por vezes como uma cadeia de caracteres em pré-composição). Pode escolher se o NVDA deverá anunciar, ou não, novos caracteres, ao serem introduzidos nesta cadeia de caracteres em leitura . Esta opção está activada por padrão. Note Que alguns métodos de entrada mais antigos, como Chinês ChangJie, poderão não usar a cadeia de caracteres em leitura para conter caracteres em pré-composição usando, por outro lado, a cadeia de composição directamente. Por favor veja a próxima opção para configurar o anúncio da composição.

Anunciar Alterações à Cadeia de caracteres em Composição

Após a leitura dos dados de pré-composição ter sido combinada num símbolo pictográfico válido, a maioria dos métodos de entrada coloca esse símbolo numa cadeia de caracteres em composĩção, para ser guardado temporariamente com outros símbolos combinados, antes de serem, finalmente, inseridos no documento. Esta opção permite-lhe escolher se o NVDA deve anunciar, ou não, novos símbolos, quando aparecem na cadeia de caracteres em composição. Esta opção está activada por padrão.

8.1.11. Modo de Navegação (NVDA+control+b)

O diálogo modo de navegação pode ser encontrado no menu Preferências, no item "Modo de Navegação...".

O diálogo contém as seguintes opções:

Número máximo de Caracteres Por Linha

Este campo define o comprimento máximo de uma linha, em caracteres, no modo de navegação.

Número de linhas por página

Este campo define a quantidade de linhas qe se irá mover, pressionando page up ou page down, no modo de navegação.

Utilizar a Disposição no ecrã

Tecla: NVDA+V

Esta opção permite especificar se o conteúdo no Buffer Virtual deve posicionar os elementos como os links e outros campos numa linha individual, ou se se deve conservá-los dentro do texto, tal como é mostrado visualmente. Se a opção estiver activa, então os elementos ficarão como aparecem visualmente, Mas se estiver inactiva, os campos serão colocados um em cada linha.

Ler continuamente ao carregar a página

Esta caixa de verificação alterna entre activar ou não a leitura contínua de uma página, após ser carregada no modo de navegação. Esta opção está activada por padrão.

Incluir Tabelas de Apresentação

Esta opção afecta o modo como o NVDA processa as tabelas usadas puramente para propósitos de apresentação. Quando activada, o NVDA irá processá-las como tabelas comuns, anunciando-as baseado nas Definições de Formatação de Documentos, e localizando-as com os comandos de navegação rápida. Quando desactivada, não serão anunciadas nem localizadas. Contudo, o conteúdo destas tabelas será incluído como texto normal. Esta opção está desactivada por padrão.

Configurar O Anúncio de Campos Tais Como Links E Títulos

Consulte por favor as opções no diálogo "Formatação de documentos" para configurar os campos que são anunciados enquanto navega, como links, títulos e tabelas.

Modo de foco automático para alterações no foco

Esta opção permite ao modo de foco ser activado, quando o foco é modificado. Por exemplo, numa página da Internet se pressionar Tab e encontrar um formulário, o modo de foco será activado automaticamente.

Modo de Foco Automático Para Movimentos do Cursor do Sistema

Esta opção, quando está marcada, permite que o NVDA entre e saia do modo de foco, quando anda com as setas direccionais. Por exemplo, se for pressionando a Seta Abaixo, numa página da Internet e encontrar uma área de edição, o NVDA activará automaticamente o modo de foco. Se pressionar as setas para sair da área de edição, o NVDA voltará a entrar em modo de navegação.

Indicação em áudio dos modos de foco e de navegação

Se esta opção estiver activa, o NVDA reproduzirá sons especiais, quando alternar entre o modo de navegação e modo de foco, em vez de anunciar essa alteração.

8.1.12. Definições de Formatação de Documentos (NVDA+Ctrl+D)

Esta caixa de diálogo está no menu Preferências, em "Formatação de Documentos...".

A maioria das caixas de verificação, neste diálogo, permitem-lhe configurar qual é o tipo de formatação que pretende ouvir automaticamente, conforme se move com o cursor pelos documentos. Por exemplo, se seleccionar a caixa de verificação para anunciar o nome do tipo de letra, de cada vez que anda pelo texto com tipos de letra diferentes, o nome do tipo de letra será anunciado.

Pode configurar o anúncio de:

Anunciar Alterações de Formatação Depois do Cursor

Se activada, esta definição transmite ao NVDA para que tente detectar todas as alterações de formatação na linha, conforme a anuncia, mesmo que isto possa diminuir o desempenho do leitor de ecrã.

Por padrão, o NVDA irá detectar a formatação na posição do cursor do sistema/cursor de revisão e, em alguns casos, poderá detectar a formatação do resto da linha, desde que não diminua o seu desempenho.

Active esta opção, enquanto verifica documentos em aplicações como o Microsoft Word, em que a formatação seja importante.

8.1.13. Dicionários de voz

O menu dos Dicionários de voz (que se encontra no menu Preferências) contém diálogos que lhe permitem controlar o modo como o NVDA pronuncia palavras ou expressões em particular. Existem três tipos de dicionários de voz. Os três tipos são:

Todos os diálogos do dicionário contêm uma lista de regras, que serão utilizadas para processar o texto. O diálogo contém também os botões Adicionar, Editar e Remover.

Para adicionar uma nova regra ao dicionário, pressione o botão Adicionar, preencha os campos que aparecem na caixa de diálogo e pressione OK. Verá então a sua nova regra na lista de regras. Porém, Para se assegurar que a sua regra é guardada, verifique que clica no botão OK, para sair completamente do diálogo do dicionário, quando acabar de adicionar/editar regras.

As regras para os dicionários de voz do NVDA permitem-lhe alterar uma sequência de caracteres por outra. Um exemplo simples passaria por ter o NVDA a anunciar a palavra "sapo", cada vez que tivesse de dizer a palavra "pássaro". No diálogo para adicionar a regra, o modo mais fácil de fazer isto é escrever a palavra "pássaro", no campo texto original, e a palavra "sapo", no campo substituir por. Poderá igualmente escrever uma descrição da regra, no campo de comentário (algo como: muda pássaro para sapo).

Os dicionários de voz do NVDA vão muito para além de simples substituição de palavras. O diálogo de adicionar regras também contém uma caixa de verificação que diz se pretende que a regra seja ou não sensível às maiúsculas (significando que o NVDA deverá ter em conta se os caracteres estão em maiúsculas ou não. O NVDA, por padrão), ignora a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Outra caixa de verificação permite-lhe estabelecer se o texto original é uma "Expressão Regular". Uma expressão regular é um padrão que contém símbolos especiais que permitem introduzir mais de um caracter ao mesmo tempo, ou introduzir apenas números, ou só letras, referindo alguns exemplos. As expressões regulares não são explicadas neste Manual do Utilizador, mas existem muitos tutoriais na Internet que podem proporcionar-lhe mais informações.

8.1.14. Pronúncia de Pontuação / Símbolo

Este diálogo permite-lhe mudar o modo como a pontuação e outros símbolos são pronunciados, bem como o nível de pontuação em que eles são anunciados.

Para mudar um símbolo, seleccione-o, primeiro, na lista de símbolos. O campo de substituição permite-lhe mudar o texto que deverá ser falado no lugar deste símbolo. Usando o campo nível, pode ajustar o nível mais baixo em que o símbolo deve ser anunciado.

Quando tiver terminado, pressione o butão OK, para guardar as suas modificações, ou o butão Cancelar, para as descartar.

8.1.15. Comandos

Nesta caixa de diálogo, pode personalizar os comandos, (quer do teclado, quer dos controlos de uma linha Braille, etc.) que serão usados pelo NVDA.

Apenas os comandos aplicáveis imediatamente antes do diálogo ser aberto são mostrados. Por exemplo, se quiser personalizar comandos relacionados com o modo de navegação, deve abrir a caixa de diálogo dos comandos quando está no modo de navegação.

A estrutura hierárquica deste diálogo lista todos os comandos do NVDA aplicáveis, agrupados por categoria. Qualquer tecla ou gesto associado a um comando é listado dentro do ramo desse comando.

Para adicionar uma tecla ou um gesto a um comando, seleccione o comando e pressione o botão Adicionar. Depois pressione a tecla, conjunto de teclas, ou execute o gesto que quer associar, por exemplo, pressione uma tecla no teclado ou um controlo na linha Braille. Muitas vezes, um comando pode ser interpretado de mais de uma maneira. Por exemplo, se pressionar uma tecla no teclado, pode querer que seja específico do actual esquema de teclado (por exemplo, desktop ou laptop) ou pode querer que seja aplicável a todos os esquemas. Neste caso, aparecerá um menu que permite seleccionar a opção desejada.

Para remover uma tecla ou gesto de um comando, seleccione-a e pressione o botão Remover.

Quando tiver terminado, pressione o butão OK, para guardar as suas modificações, ou o butão Cancelar, para as descartar.

8.2. Guardar E Recarregar Configuração

Por padrão, O NVDA guarda automaticamente as suas definições; deste modo, se sair do NVDA e o reiniciar, estas voltarão ao ponto anterior, com os valores da configuração original. Note, no entanto, que pode alterar esta definição através do item "Definições gerais..." que está no menu Preferências. Para guardar as suas definições manualmente, em qualquer altura, escolha o item "Guardar configuração", no Menu do NVDA.

Se alguma vez se enganar, ao alterar as suas definições, e necessitar voltar atrás para a configuração guardada, pode sempre escolher o item "Restaurar para a configuração guardada”, no menu do NVDA.

Os comandos de teclado do NVDA, que se seguem, também podem ser usados:

Nome Comando de Teclado Desktop Comandos de Teclado Laptop Descrição
Guardar configuração NVDA+Ctrl+C NVDA+Ctrl+C Guarda permanentemente a sua configuração actual, de forma a que não se perca, quando sair do NVDA
Restaurar para a configuração guardada NVDA+Ctrl+R NVDA+Ctrl+R Premindo uma vez, restaura o NVDA para as definições que existiam, quando guardou, pela última vez, a configuração do NVDA. Pressionando três vezes, restaura a configuração para as definições de fábrica por padrão

8.3. Perfis de Configuração

Por vezes pode querer ter diferentes configurações para situações diferentes. Por exemplo, pode querer que seja reportada a indentação enquanto está a editar um documento, ou os atributos do texto enquanto está a rever um documento. O NVDA permite esta funcionalidade através dos Perfis de Configuração.

Os perfis de configuração contêem apenas as configurações que foram alteradas durante a sua edição. Todas as configurações podem ser alteradas, nos perfis de configuração, à excepção das constantes na caixa de diálogo Definições Gerais, as quais se aplicam ao NVDA em geral.

Os perfis de configuração podem ser activados manualmente. Também podem ser activados automaticamente através de Accionadores, tais como mudança para uma aplicação.

8.3.1. Gestão Básica

Pode gerir os Perfis de configuração seleccionando Perfis de Configuração no menu do NVDA. Também pode fazer isto através de um comando:

O primeiro controlo neste diálogo é a lista de perfis, na qual pode seleccionar um dos perfis disponíveis. Quando abre o diálogo, fica seleccionado o perfil que será editado. É mostrada informação adicional para o perfil activo, indicando se foi activado manualmente, accionado e/ou se está a ser editado.

Para renomear ou eliminar um perfil, pressione, respectivamente, o botão Mudar o nome ou Eliminar,.

Pressione o botão Fechar para fechar o diálogo.

8.3.2. Criar um Perfil

Para criar um perfil, pressione o botão Novo.

No diálogo Novo perfil, pode introduzir o nome para o perfil. Também pode seleccionar como é que este perfil deve ser activado. Se apenas quiser activar este perfil manualmente, seleccione Activação manual, que é a opção por padrão. Caso contrário, seleccione um Accionador que fará activar este perfil automaticamente. Para facilitar, se não introduziu um nome para o perfil, seleccionando um Accionador será dado esse nome ao perfil. Veja abaixo para mais informações sobre accionadores.

Pressionando OK criará o perfil e fechará o diálogo Perfis de Configuração, para que o possa editar.

8.3.3. Activação Manual

Pode activar manualmente um perfil, seleccionando-o na lista de perfis e pressionando o botão Activação Manual. Com um perfil activado manualmente, outros perfis podem ser automaticamente activados através de accionadores, mas as configurações do perfil activado manualmente sobreporão-se às configurações do perfil activado automaticamente. Por exemplo, se um perfil for activado automaticamente para a aplicação actual, com o anúncio de links activado, mas o perfil manualmente activado tenha esse anúncio desactivado,, os links não serão anunciados. Mas, se alterou a voz no perfil automaticamente activado e nunca a alterou no perfil manualmente activado, será usada a voz do perfil automaticamente activado. Qualquer configuração que altere será guardada no perfil activado manualmente. Para desactivar um perfil activado manualmente, seleccione-o no diálogo Perfis de Configuração e pressione o botão Desactivação manual.

8.3.4. Accionadores

Pressionando o botão Accionadores no diálogo Perfis de Configuração pode alterar que perfis deverão ser automaticamente activados pelos vários accionadores.

A lista de Accionadores mostra os accionadores disponíveis, que são:

Para alterar o perfil que deve ser automaticamente activado por um accionador, seleccione o accionador e depois seleccione o perfil desejado da lista de perfis. Pode seleccionar (configuração normal) se não quiser que seja activado um perfil.

Pressione o botão Fechar para voltar ao diálogo Perfis de Configuração. Atenção, que a sua escolha é registada mesmo que feche o diálogo com Escape!

8.3.5. Editar um Perfil

Se activou manualmente um perfil, quaisquer alterações às configurações serão guardada nesse perfil. Caso contrário, quaisquer alterações às configurações serão guardadas para o último perfil accionado automaticamente. Por exemplo, se associou um perfil ao Bloco de Notas, e mudou para esse programa, qualquer alteração às configurações será guardada nesse perfil. Finalmente, se não houver nenhum perfil activo, quer por activação manual ou automática, quaisquer alterações às configurações serão guardadas na configuração normal.

Para editar o perfil associado à leitura contínua, deve activá-lo manualmente.

8.3.6. Temporarily Disabling Triggers

Por vezes, é útil desactivar, temporariamente, todos os accionadores. Por exemplo, pode querer editar um perfil activado manualmente ou a configuração normal, sem a interferência dos perfis accionados automaticamente. Pode fazer isto marcando a caixa de verificação Desactivar temporariamente todos os Accionadores.

8.4. Localização dos Ficheiros de Configuração

As versões portáteis do NVDA armazenam todas as definições, módulos de aplicação e drivers personalizados, num directório denominado userConfig, que se pode encontrar no directório do NVDA.

As versões instaláveis do NVDA armazenam todas as definições, módulos de aplicação e drivers personalizados, num directório especial do NVDA, que se localiza no seu perfil de utilizador do Windows. Isto quer dizer que cada utilizador do sistema pode ter as suas próprias definições do NVDA. Para ir para o directório das suas definições de uma versão instalada do NVDA, no Menu Iniciar, pode ir a programas -> NVDA -> Explorar o directório das definições do NVDA.

As definições para o NVDA, quando está a ser executado no ecrã de autenticação ou ecrãs UAC, são armazenadas no directório systemConfig, que se encontra no directório de instalação do NVDA. Por norma, não deverá alterar estas definições. Para alterar a configuração do NVDA, nos ecrãs de autenticação/ecrãs UAC, configure o NVDA com as suas definições preferidas, com sessão iniciada no Windows, guarde as configurações e pressione o botão "Utilizar as definições actualmente guardadas no ecrã de início de sessão e noutros ecrãs" do diálogo das definições gerais.

9. Ferramentas Adicionais

9.1. Visualizador de Registo

O Visualizador de Registo encontra-se no submenu Ferramentas do Menu do NVDA e permite-lhe ver todas as saídas de registo que têm ocorrido até agora, desde que iniciou o NVDA pela última vez.

Para além de ler o conteúdo, também pode Guardar uma cópia do ficheiro de registo, ou actualizar o visualizador, de forma a apresentar a saída mais recente, desde que o Visualizador de Registo foi aberto. Estas acções estão disponíveis no menu Registo do visualizador.

9.2. Visualizador de Discurso

Para os programadores com visão ou para as pessoas que estão a demonstrar o NVDA para grupos sem quaisquer problemas relacionados com a deficiência visual, está disponível uma janela que lhes permite ver todo o texto que o NVDA está a falar, no momento.

Para activar o Visualizador de Discurso, marque o item de menu "Visualizador de Discurso", nas Ferramentas do Menu do NVDA. Ao desmarcar este item, desactiva-o.

Enquanto o Visualizador de Discurso estiver activo, o mesmo actualizar-se-á, constantemente, para lhe apresentar o texto mais recente que estáa ser falado. Contudo, se clicar ou se o cursor ficar no visualizador, o NVDA pára, temporariamente, a actualização do texto, de forma a que possa seleccionar facilmente ou copiar o conteúdo existente.

9.3. Gestor de extras

O gestor de extras, acessível seleccionando Gerir Extras no menu de ferramentas do NVDA, permite que instale e desinstale pacotes de extras para o NVDA. Estes pacotes são fornecidos pela comunidade e contêm código personalizado, que poderá adicionar ou modificar funcionalidades no NVDA, ou mesmo fornecer suporte para linhas braile ou sintetizadores adicionais.

O gestor de extras contém uma lista que mostra todos os extras actualmente instalados na sua pasta de configurações do NVDA. O nome do pacote, versão e autor são mostrados para cada extra, apesar de mais informações como uma descrição e URL poderem ser visualizadas, seleccionando o extra e pressionando o botão acerca do extra. Caso exista ajuda disponível para o extra seleccionado, poderá consultá-la premindo o botão de Ajuda de extra.

Para procurar extras disponíveis on-line, pressione o botão Obter Extras. Este botão abre a Página de extras do NVDA. Se o NVDA estiver instalado no seu sistema, poderá abrir o extra directamente pelo navegador, de modo a iniciar o processo de instalação, seguidamente descrito. Caso contrário, guarde o pacote do extra e siga as instruções abaixo.

Para instalar um extra que obteve previamente, pressione o butão instalar. Isto permitir-lhe-á procurar por um pacote de extras para o NVDA (ficheiro .nvda-addon) algures, no seu computador ou numa rede. Ao pressionar abrir, iniciar-se-á o processo de instalação.

Quando um extra está a ser instalado, o NVDA perguntar-lhe-á se deseja realmente instalá-lo. Tendo em conta que a funcionalidade dos extras não é restrita no NVDA, o que em teoria pode incluir aceder a dados pessoais ou mesmo a todo o sistema, se o NVDA for uma cópia instalada, é muito importante instalar apenas extras de fontes de confiança. Uma vez o extra instalado, o NVDA terá que ser reiniciado, para que o extra possa ser executado. Até que o faça, o estado "instalar" será mostrado para esse extra, na lista.

Para remover um extra , seleccione-o na lista e pressione o butão remover. o NVDA perguntar-lhe-á se deseja realmente fazê-lo. Tal como na instalação, o NVDA terá que ser reiniciado, para que o extra seja totalmente removido. Até que o faça, o estado "remover" será mostrado para esse extra.

O gestor tem também um butão fechar para que o gestor seja fechado. Se instalou ou removeu extras, o NVDA questioná-lo-á se quer reiniciar, para que as suas modificações possam ter efeito.

No passado, foi possível estender as funcionalidades do NVDA, copiando plugins ou drivers individuais para a sua pasta de configurações do NVDA. Apesar desta versão do NVDA poder ainda carregá-los, estes não serão mostrados no gestor de extras. Será melhor remover estes ficheiros das suas configurações e instalar o extra apropriado, se existir.

9.4. Consola de Python

A Consola de Python do NVDA encontra-se dentro das Ferramentas do Menu do NVDA. É uma ferramenta de programação muito útil para deporação, inspecção interna geral do NVDA ou exploração da hierarquia de acessibilidade de uma aplicação. Para mais informação, consulte por favor a secção de desenvolvimento na página Internet do NVDA http://community.nvda-project.org/wiki/Development].

9.5. Recarregar Plugins

Este item, uma vez activado, recarrega todos os plugins globais e módulos de aplicação, sem reiniciar o NVDA, o que pode ser útil para programadores.

10. Sintetizadores de Voz Suportados

Esta secção contém informação sobre os sintetizadores de voz suportados pelo NVDA. Para uma lista ainda mais extença de sintetizadores de voz, gratuitos e comerciais, que pode comprar e descarregar para usar com o NVDA, por favor, consulte a página http://www.nvda-project.org/wiki/ExtraVoices.

10.1. eSpeak

O sintetizador eSpeak é incluído directamente no NVDA e não necessita instalar nenhum outro driver ou componente especial. Por padrão, o NVDA inicia usando o Espeak. Tendo em conta que este sintetizador está incluído no NVDA, é uma óptima escolha para quando se executa o NVDA num dispositivo USB ou CD, noutros sistemas.

Cada voz que vem com o eSpeak fala num idioma diferente. Existem cerca de 43 idiomas suportados pelo eSpeak.

Existem também muitas variantes que se podem escolher, para alterar o som da voz.

10.2. Microsoft Speech API Versão 4 (SAPI 4)

O SAPI 4 é um padrão antigo da Microsoft para os softwares de síntese de voz. Muitos sintetizadores de voz que cumprem com este padrão podem ser comprados ou descarregados, em várias empresas ou páginas da Internet. Quando este sintetizador é utilizado com o NVDA, as vozes disponíveis (que se podem aceder a partir da caixa de diálogo Definições de Voz ou pelo Anel de Definições de Voz) são todas as vozes de todos os motores SAPI 4 que se encontram instalados no seu sistema.

Se possui sintetizadores SAPI 4 instalados, mas o sintetizador não aparece na lista do NVDA, instale por favor o suporte binário de execução do SAPI 4.0 (runtime binaries), disponível em http://activex.microsoft.com/activex/controls/sapi/spchapi.exe.

10.3. Microsoft Speech API version 5 (SAPI 5)

O SAPI 5 é um padrão da Microsoft para os softwares de síntese de voz. Muitos sintetizadores de voz que cumprem com este padrão poderão ser comprados ou descarregados, em várias empresas ou páginas da Internet, ainda que o seu sistema já venha com, pelo menos, uma voz SAPI 5 instalada. Quando este sintetizador é utilizado com o NVDA, as vozes disponíveis (que se podem aceder a partir da caixa de diálogo Definições de Voz ou pelo Anel de Definições de Voz) são todas as vozes de todos os motores SAPI 5 que se encontram instalados no seu sistema.

10.4. Microsoft Speech Platform

o Microsoft Speech Platform fornece vozes para vários idiomas, que são normalmente usadas no desenvolvimento de aplicações de fala, em servidores. Estas vozes podem também ser usadas com o NVDA.

Para as usar, precisa de instalar dois componentes:

10.5. Audiologic Tts3

Este é um sintetizador de voz comercial especificamente para o idioma Italiano. O sintetizador deve estar instalado no seu sistema para que o possa utilizar com o NVDA. Para mais informações, por favor visite a página Internet da Audiologic em www.audiologic.it.

10.6. Newfon

O Newfon é um sintetizador comercial disponibilizado por Sergey Shishmintzev, que suporta os idiomas russo e ucraniano. Para fazer o download deste sintetizador, por favor, visite a secção de download da página Internet da comunidade russa do NVDA: http://ru.nvda-community.org/?page_id=10

10.7. Nuance Vocalizer for NVDA

Nuance Vocalizer é um sintetizador comercial, com vozes de alta qualidade, desenvolvido pela Nuance Communications, Inc., e adaptado, especificamente para o NVDA, pela Tiflotecnia, Lda. Contém cerca de 50 vozes, falando em mais de 30 idiomas, que pode instalar, segundo as suas necessidades e gostos. Quer os componentes do driver, quer as vozes estão empacotados em Extras, que permitem a sua utilização nas versões portáteis do NVDA.

Pode obter mais informações sobre o Nuance Vocalizer para NVDA, e como o comprar na sua página web em www.vocalizer-nvda.com.

Uma percentagem das vendas deste produto é doada à NV Access, para financiar a continuação do desenvolvimento do leitor de ecrã NVDA.

11. Linhas Braille Suportadas

Esta secção contém informação sobre as linhas Braille suportadas pelo NVDA.

11.1. Freedom Scientific Focus/PAC Mate Series

Todas as linhas Focus e PAC Mate da Freedom Scientific são suportadas, quando conectadas via USB ou bluetooth. Necessitará dos drivers das linhas Braille da Freedom Scientific instalados no seu sistema. Se ainda não os tem, pode obtê-los em http://www.freedomscientific.com/downloads/focus-40-blue/focus-40-14-blue-downloads.asp. Apesar desta página apenas mensionar as linhas Focus Blue, os drivers suportam todas as linhas da Freedom Scientific. Se o seu sistema está a correr um Windows de 64 bits e os drivers já foram instalados, por outro leitor de ecrã, irá, provavelmente, necessitar de os reinstalar a partir deste link, visto que, com alguma probabilidade, os ficheiros necessários ao NVDA ainda não foram instalados por qualquer outro leitor de ecrã.

Por padrão, o NVDA detecta e liga-se, automaticamente, a estas linhas, quer via USB, quer por Bluetooth. No entanto, ao configurar a linha, pode seleccionar, explicitamente, as portas "USB" ou "Bluetooth", para restringir o tipo de ligação a ser usado. Isto pode ser útil, se quiser ligar a linha Focus ao NVDA, usando Bluetooth, mas sendo possível carregá-la pela porta USB do seu computador.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás topRouting1 (primeira célula da linha)
Deslocar a linha braille para a frente topRouting20/40/80 (ýltima célula da linha)
Deslocar a linha braille para trás leftAdvanceBar
Deslocar a linha braille para a frente rightAdvanceBar
Alternar "Fixar Braille para" leftGDFButton+rightGDFButton
Alternar a acção da roda de deslocamento esquerda leftWizWheelPress
Mover para trás usando a acção da roda de deslocamento esquerda leftWizWheelUp
Mover para a frente usando a acção da roda de deslocamento esquerda leftWizWheelDown
Alternar a acção da roda de deslocamento direita rightWizWheelPress
Mover para Trás usando a acção da roda de deslocamento direita rightWizWheelUp
Mover para a frente usando a acção da roda de deslocamento Direita rightWizWheelDown
Encaminhar para a célula braille routing
Tecla backspace ponto 7
Tecla enter ponto 8
Tecla shift+tab espaço+ponto 1+ponto 2
Tecla tab espaço+ponto 4+ponto 5
Tecla seta cima espaço+ponto 1
Tecla seta baixo espaço+ponto 4
Teclas control+seta esquerda espaço+ponto 2
Teclas control+seta direita espaço+ponto 5
Tecla seta esquerda espaço+ponto 3
Tecla seta direita espaço+ponto 6
Tecla home espaço+ponto 1+ponto 3
tecla end espaço+ponto 4+ponto 6
Teclas control+home espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 3
Teclas control+end espaço+ponto 4+ponto 5+ponto 6
Tecla alt espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4
Teclas alt+tab espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5
Tecla escape espaço+ponto 1+ponto 5
Tecla windows espaço+ponto 2+ponto 4+ponto 5+ponto 6
Tecla space espaço
Teclas windows+d (minimizar todas as aplicações) espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5+ponto 6
Anunciar a linha actual espaço+ponto 1+ponto 4
Menu do NVDA espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4+ponto 5

Para modelos mais recentes da Focus que têm teclas "rocker bar" (focus 40, focus 80 e focus blue):

Nome Tecla de atalho
Move a linha braille para a linha anterior leftRockerBarUp, rightRockerBarUp
Move a linha braille para a linha seguinte leftRockerBarDown, rightRockerBarDown

Apenas para a Focus 80:

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás leftBumperBarUp, rightBumperBarUp
Deslocar a linha braille para a frente leftBumperBarDown, rightBumperBarDown

11.2. Optelec ALVA BC640/680

Ambas as linhas ALVA BC640 e BC680, da Optelec, são suportadas. Não necessita de quaisquer drivers específicos instalados para utilizar estes terminais. Basta Conectar o terminal e configurar o NVDA para o utilizar.

Estas linhas possuem um teclado Braille, e controlam, elas próprias, a conversão de Braille em texto . Por isso, a configuração da Tabela de conversão de escrita do NVDA não é relevante.

Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para trás t1
Mover a linha braille para a linha anterior t2
Mover a linha braille para a linha seguinte t4
Deslocar a linha braille para a frente t5
Encaminhar para a célula braille routing
Teclas shift+tab sp1
Tecla alt sp2
Tecla escape sp3
Tecla tab sp4
Tecla seta acima spUp
Tecla seta abaixo spDown
Tecla seta esquerda spLeft
Tecla seta direita spRight
Tecla Enter spEnter
Menu do NVDA sp1+sp3
Tecla Windows+d (Minimizar todas as aplicações) sp1+sp4
Tecla Windows sp2+sp3
Teclas alt+tab sp2+sp4

11.3. Terminais Handy Tech

O NVDA suporta todos os terminais da Handy Tech. Para modelos USB mais antigos, precisará de instalar os drivers USB, da Handy Tech, no seu sistema.

A introdução pelo teclado Braille ainda não é suportada por estas linhas.

Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para trás left, up
Deslocar a linha braille para a frente right, down
Mover a linha braille para a linha anterior b4
Mover a linha braille para a linha seguinte b5
Encaminhar para a célula braille routing
Tecla shift+tab esc
Tecla alt b2+b4+b5
Tecla escape b4+b6
Tecla tab enter
Tecla enter esc+enter
Tecla Seta Acima leftSpace
Tecla seta Abaixo rightSpace
Menu do NVDA b2+b4+b5+b6
Configuração Handy Tech b4+b8

11.4. MDV Lilli

A linha Braille Lilli, disponível em MDV, é suportada. Não necessitará de quaisquer drivers específicos instalados, para utilizar este terminal. Basta conectar a linha e configurar o NVDA para a utilizar.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para Trás LF
Deslocar a linha braille para a frente RG
Mover a linha braille para a linha anterior UP
Mover a linha braille para a linha seguinte DN
Encaminhar para a célula braille route
Tecla shift+tab SLF
Tecla tab SRG
Tecla alt+tab SDN
Teclas alt+shift+tab SUP

11.5. Baum/Humanware/APH Braille Displays

São suportadas várias linhas braille da Baum, HumanWare e APH quando conectadas via USB ou bluetooth. Incluem-se:

Outras linhas braille fabricadas pela Baum poderão igualmente funcionar, porém tal não foi testado.

Se está a ligar a linha via USB, deverá, primeiro, instalar os drivers USB, fornecidos pelo fabricante. Para a APH Refreshabraille, o modo USB deverá ser configurado para Serial.

Seguem-se as associações de teclas para estas linhas Braille com o NVDA. Por favor consulte a documentação da sua linhas Braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para trás d2
Deslocar a linha braille para a frente d5
Mover a linha braille para a linha anterior d1
Mover a linha braille para a linha seguinte d3
Encaminhar routing

Para linhas braille que tenham um joistick:

Nome Tecla de atalho
Tecla seta acima up
Tecla seta abaixo down
Tecla seta esquerda left
Tecla seta direita right
Tecla Enter select

11.6. hedo ProfiLine USB

A linha hedo ProfiLine USB da hedo Reha-Technik é suportada. Deverá, primeiro, instalar os drivers USB, fornecidos pelo fabricante.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para trás K1
Deslocar a linha braille para a frente K3
Mover a linha braille para a linha anterior B2
Mover a linha braille para a linha seguinte B5
Encaminhar para a célula routing
Alternar "Fixar Braille para" K2
Leitura contínua B6

11.7. hedo MobilLine USB

A linha hedo MobilLine USB da hedo Reha-Technik é suportada. Deverá, primeiro, instalar os drivers USB, fornecidos pelo fabricante.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para trás K1
Deslocar a linha braille para a frente K3
Mover a linha braille para a linha anterior B2
Mover a linha braille para a linha seguinte B5
Encaminhar para a célula routing
Alternar "Fixar Braille para" K2
Leitura contínua B6

11.8. HumanWare Brailliant BI/B Series

A série de linhas braille Brailliant BI and B da HumanWare, incluindo the as 32, BI 40 e B 80, são suportadas quando conectadas via USB ou bluetooth. Ao conectar via USB, deverá instalar previamente os drivers fornecidos pelo fabricante.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás left
Deslocar a linha braille para a frente right
Mover a linha braille para a linha anterior up
Mover a linha braille para a linha seguinte down
Encaminhar para a célula braille routing
Alternar "Fixar Braille para" up+down
Tecla seta cima espaço+ponto 1
Tecla seta baixo espaço+ponto 4
Tecla seta esquerda espaço+ponto 3
Tecla seta direita espaço+ponto 6
Menu do NVDA c1+c3+c4+c5 (command n)
Tecla shift+tab espaço+ponto 1+ponto 3
Tecla tab espaço+ponto 4+ponto 6
Tecla alt espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4 (espaço+m)
Tecla escape espaço+ponto 1+ponto 5 (espaço+e)
Tecla enter ponto 8
Teclas windows+d (Minimizar todas as aplicações) c1+c4+c5 (command d)
Tecla windows espaço+ponto 3+ponto 4
Teclas alt+tab espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5 (espaço+t)
Leitura contínua c1+c2+c3+c4+c5+c6

11.9. HIMS Braille Sense/Braille EDGE Series

O NVDA suporta as linhas Braille Sense e Braille EDGE da Hims quando conectadas via USB ou bluetooth. Se ligar a linha via USB, necessitará de instalar os drivers USB, da HIMS, no seu sistema. Pode fazer o download dos drivers do Centro de Recursos da HIMS, http://www.hims-inc.com/resource-center/ Nesta página, seleccione o modelo e faça o download do driver na secção do Window-Eyes. Apesar da secção apenas mencionar o Window-Eyes, é um driver USB genérico que também funcionará com o NVDA.

Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás left side scroll down
deslocar a linha braille para a frente right side scroll down
Move a linha braille para a linha anterior left side scroll up
Move a linha braille para a linha seguinte right side scroll up
Encaminhar para a célula braille routing
Teclas shift+tab ponto 1+ponto 2+space
Tecla alt ponto 1+ponto 3+ponto 4+Space
Tecla escape ponto 1+ponto 5+Space
Tecla tab ponto 4+ponto 5+Space
Tecla enter ponto 8
Tecla backspace ponto 7
Tecla seta cima ponto 1+Space
Tecla seta baixo ponto 4+Space
capsLock ponto 1+ponto 3+ponto 6+space
Teclas shift+alt+tab advance2+advance3+advance1
Teclas alt+tab advance2+advance3
Tecla end ponto 4+ponto 6+space
Teclas Control+end ponto 4+ponto 5+ponto 6+space
Tecla home ponto 1+ponto 3+space
Teclas control+home ponto 1+ponto 2+ponto 3+space
Tecla seta esquerda ponto 3+space
Teclas control+shift+seta esquerda ponto 2+ponto 8+espaço+advance1
Teclas control+Seta esquerda ponto 2+space
Teclas shift+alt+seta esquerda ponto 2+ponto 7+advance1
Teclas alt+Seta esquerda ponto 2+ponto 7
Tecla seta direita ponto 6+space
Teclas control+shift+seta direita ponto 5+ponto 8+espaço+advance1
Teclas control+seta direita ponto 5+space
Teclas shift+alt+Seta direita ponto 5+ponto 7+advance1
Teclas alt+seta direita ponto 5+ponto 7
Tecla pageUp ponto 1+ponto 2+ponto 6+space
Teclas control+pageUp ponto 1+ponto 2+ponto 6+ponto 8+space
Teclas control+shift+Seta cima ponto 2+ponto 3+ponto 8+espaço+advance1
Teclas control+Seta cima ponto 2+ponto 3+space
Teclas shift+alt+seta cima ponto 2+ponto 3+ponto 7+advance1
Teclas alt+seta cima ponto 2+ponto 3+ponto 7
Teclas shift+seta cima left side scroll down + space
Tecla pageDown ponto 3+ponto 4+ponto 5+space
Teclas control+pagedown ponto 3+ponto 4+ponto 5+ponto 8+space
Teclas control+shift+seta cima ponto 5+ponto 6+ponto 8+espaço+advance1
Teclas control+seta baixo ponto 5+ponto 6+space
Teclas shift+alt+seta baixo ponto 5+ponto 6+ponto 7+advance1
Teclas alt+seta baixo ponto 5+ponto 6+ponto 7
Teclas shift+seta baixo right side scroll down + space
Tecla delete ponto 1+ponto 3+ponto 5+space
Tecla f1 ponto 1+ponto 2+ponto 5+space
Tecla f3 ponto 1+ponto 2+ponto 4+ponto 8
Tecla f4 ponto 7+advance3
Teclas windows+b ponto 1+ponto 2+advance1
Teclas windows+d ponto 1+ponto 4+ponto 5+advance1

11.10. HIMS SyncBraille

O NVDA suporta a linha SyncBraille da HIMS. Necessitará de instalar os drivers USB do fabricante no seu sistema. Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA.

Por favor consulte a documentação da linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás left side scroll down
Deslocar a linha braille para a frente right side scroll down
Reencaminhar para a célula braille routing

11.11. Seika Braille Displays

As linhas braille Seika versão 3, 4 e 5 (40 células) e Seika80 (80 células) da Nippon Telesoft são suportadas. Pode econtrar mais sobre estas linhas em http://www.seika-braille.com/. Deverá, primeiro, instalar os drivers USB fornecidos pelo fabricante.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás left
Deslocar a linha braille para a frente right
Move a linha braille para a linha anterior b3
Move a linha braille para a linha seguinte b4
Alternar "Fixar Braille para" b5
Leitura contínua b6
tab b1
shift+tab b2
alt+tab b1+b2
Menu do NVDA left+right
Encaminhar para a célula braille routing

11.12. Modelos recentes da Papenmeier BRAILLEX

São suportadas as seguintes linhas braille:

Se estiver instalado o BrxCom, o NVDA usará o BrxCom. O BrxCom é uma ferramenta que lhe permite usar a entrada de braille, independentemente do leitor de ecrã. Uma nova versão do BrxCom, que funcionará com o NVDA, será brevemente lançada pela Papenmeier.

Contudo, é possível utilizar o teclado Braille da linha Trio, sem o BrxCom.

A maioria dos dispositivos têm uma barra de acesso fácil, EAB - Easy access bar, que permite a operação intuitiva e rápida. A EAB pode ser movida em quatro direcções, em que cada direcção tem, geralmente, dois interruptores. A série-c É a única excepção a esta regra.

A série-C e e algumas outras linhas têm duas linhas de encaminhamento, em que a linha superior é usada para reportar informação de formatação. Mantendo pressionado um dos butões de encaminhamento superiores, e premindo a EAB nos dispositivos da série-C, simula o segundo estado do interruptor. Pressionando e mantendo as teclas cima, baixo, direita e esquerda (ou a EAB) provoca que a acção correspondente seja repetida.

Geralmente, estão disponíveis as seguintes teclas, nestas linhas braille:

Teclas Função
l1 Tecla da esquerda à frente
l2 Tecla da esquerda a trás
r1 Tecla da direita à frente
r2 Tecla da direita a trás
up um passo a cima
up2 Dois passos a cima
left Um passo à esquerda
left2 Dois passos à esquerda
right Um passo a direita
right2 Dois passos à direita
dn Um passo a baixo
dn2 Dois passos a baixo

Seguem-se as associações de comandos da Papenmeier para o NVDA:

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás left
Deslocar a linha braille para a frente right
Mover a linha braille para a linha anterior up
Mover a linha braille para a linha seguinte dn
Encaminhar para a célula braille routing
Anuncia o caracter actual em revisão l1
Activa o objecto de navegação actual l2
Anuncia o título l1+up
Anuncia a barra de estado l2+down
Move para o objecto que contem up2
Move para o primeiro objecto contido dn2
Move para o objecto anterior left2
Move para o objecto seguinte right2
Anuncia a formatação do texto Linha de encaminhamento superior

O modelo Trio tem 4 teclas adicionais, situadas à frente do teclado Braille. Da esquerda para a direita, são:

Actualmente a right thumb key não está a ser usada. Ambas as teclas interiores estão definidas para Espaço.

Nome Tecla de atalho
Tecla backspace ponto 7
Tecla enter ponto 8
Tecla escape espaço mais ponto 7
Tecla Seta Acima espaço mais ponto 2
Tecla Seta Esquerda espaço mais ponto 1
Tecla Seta Direita espaço mais ponto 4
Tecla Seta Abaixo espaço mais ponto 5
Tecla control lt+ponto 2
Tecla alt lt+ponto 3
Tecla control+escape espaço mais ponto 1 2 3 4 5 6
Tecla tab espaço mais ponto 3 7

11.13. Modelos Antigos da Papenmeier BRAILLEX

Os seguintes modelos são suportados:

Note que estas linhas só podem ser ligadas por porta sériie. Por isso, após seleccionar este tipo de linhas, nas Definições do Braille, deve seleccionar a porta onde está ligada a linha Braille.

Alguns dispositivos têm uma barra de acesso fácil, EAB - Easy access bar, que permite a operação intuitiva e rápida. A EAB pode ser movida em quatro direcções, em que cada direcção tem, geralmente, dois interruptores. Pressionando e mantendo as teclas cima, baixo, direita e esquerda (ou a EAB) provoca que a acção correspondente seja repetida. Os modelos antigos não possuem EAB, e, em vez dela, são usadas as teclas frontais.

Geralmente, estão disponíveis as seguintes teclas, nestas linhas braille:

Teclas Função
l1 Tecla da esquerda à frente
l2 Tecla da esquerda a trás
r1 Tecla da direita à frente
r2 Tecla da direita a trás
up um passo a cima
up2 Dois passos a cima
left Um passo à esquerda
left2 Dois passos à esquerda
right Um passo a direita
right2 Dois passos à direita
dn Um passo a baixo
dn2 Dois passos a baixo

Seguem-se as associações de comandos da Papenmeier para o NVDA: Dispositivos com EAB

Nome Tecla de atalho
Desloca a linha braille para trás left
Desloca a linha braille para a frente right
Move a linha braille para a linha anterior up
Move a linha braille para a linha seguinte dn
Encaminhar para a célula braille routing
Anuncia o caracter actual em revisão l1
Activa o objecto de navegação actual l2
Anuncia o título l1+up
Anuncia a barra de estado l2+down
Move para o objecto que contem up2
Move para o primeiro objecto contido dn2
Move para o objecto anterior left2
Move para o objecto seguinte right2
Anuncia a formatação do texto Linha de encaminhamento superior

BRAILLEX Tiny:

Nome Tecla de atalho
Desloca a linha braille para trás left
Desloca a linha braille para a frente right
Move a linha braille para a linha anterior up
Move a linha braille para a linha seguinte dn
Anuncia o caracter actual em revisão l1
Activa o objecto de navegação actual l2
Alternar Braille fixado para r2
Move para o objecto que contem r1+up
Move para o primeiro objecto contido r1+dn
Move para o objecto anterior r1+left
Move para o objecto seguinte r1+right
Anuncia a formatação do texto reportf

BRAILLEX 2D Screen:

Nome Tecla de atalho
Desloca a linha braille para trás left
Desloca a linha braille para a frente right
Move a linha braille para a linha anterior up
Move a linha braille para a linha seguinte dn
Anuncia o caracter actual em revisão l1
Activa o objecto de navegação actual l2
Alternar Braille fixado para r2
Move para o objecto que contem up2
Move para o primeiro objecto contido dn2
Move para o objecto anterior left2
Move para o objecto seguinte right2
Anuncia a formatação do texto reportf

11.14. HumanWare BrailleNote

O NVDA suporta os notetakers BrailleNote da Humanware quando usados como linha Braille. Os seguintes modelos são suportados:

Se o seu dispositivo suporta mais de um tipo de ligação, ao ligar o BrailleNote ao NVDA, deve configurar o braille terminal port nas opções de braille terminal. Por favor, consulte os detalhes no manual do BrailleNote. No NVDA, também precisa de configurar a porta, nas Definições do Braille. Se estiver a utilizar a ligação USB ou bluetooth, pode configurar a porta para "Automática", "USB" ou "Bluetooth", dependendo das opções disponíveis. Se estiver a usar a ligação pela porta série, um conversor USB para serial ou se nenhuma das opções anteriores aparecer, tem de configurar a porta a ser usada da lista de portas de comunicação de hardware.

Antes de ligar o BrailleNote Apex usando a interface de cliente USB, deve instalar primeiro os drivers fornecidos pela HumanWare.

Seguem-se as associações de comandos do BrailleNote para o NVDA. Por favor consulte a documentação do BrailleNote para saber a localização das teclas.

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás back
Deslocar a linha braille para a frente advance
Mover a linha braille para a linha anterior previous
Mover a linha braille para a linha seguinte next
Encaminhar para a célula braille routing
Alternar "Fixar Braille para" previous+next
Tecla Seta Acima espaço+ponto 1
Tecla Seta Abaixo espaço+ponto 4
Tecla Seta Esquerda espaço+ponto 3
Tecla Seta Direita espaço+ponto 6
Tecla Page up espaço+ponto 1+ponto 3
Tecla Page down espaço+ponto 4+ponto 6
Tecla Home espaço+ponto 1+ponto 2
Tecla End espaço+ponto 4+ponto 5
Tecla Control+home espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 3
Tecla Control+end espaço+ponto 4+ponto 5+ponto 6
Tecla Espaço space
Tecla Enter espaço+ponto 8
Tecla Backspace espaço+ponto 7
Tecla Tab espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5 (espaço+t)
Tecla Shift+tab espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 5+ponto 6
Tecla Windows espaço+ponto 2+ponto 4+ponto 5+ponto 6 (espaço+w)
Tecla Alt espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4 (espaço+m)
Alternar o modo de ajuda de entrada espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 6 (espaço+h rebaixado)

11.15. BRLTTY

O BRLTTY é um programa adicional que pode ser usado para suportar muitas mais linhas Braille. Para utilizá-lo, terá que instalar o BRLTTY para o Windows. Deverá efectuar o download e instalar o último pacote de instalação, que se denominará, por exemplo, brltty-win-4.2-2.exe. Quando configurar a linha e porta a utilizar, certifique-se de prestar muita atenção às instruções, especialmente se está a utilizar uma linha USB e já tem as drivers do fabricante instaladas.

Para as linhas com teclado Braille, actualmente, o BRLTTY trata da escrita em Braille. Por isso, a tabela de conversão da escrita do NVDA é irrelevante

Seguem-se as associações de teclas do BRLTTY com o NVDA. Por favor consulte a documentação de tabelas de teclas do BRLTTY para informação sobre como os comandos do BRLTTY são mapiados nas linhas braille.

Nome Comando BRLTTY
Mover a linha braille para trás fwinlt (go left one window)
Mover a linha braille para a frennte fwinrt (go right one window)
Mover a linha braille para a linha anterior lnup (go up one line)
Mover a linha braille para a linha seguinte lndn (go down one line)
Encaminhar para a célula braille route (bring cursor to character)

12. tópicos Avançados

12.1. Personalização Avançada da Pronúncia de Símbolos

É possível personalizar a pronúncia de pontuação e outros símbolos, além do que pode ser feito, usando o diálogo pronúncia de pontuação/símbolo. Por exemplo, pode especificar se o símbolo propriamente dito deverá ser enviado directamente para o sintetizador (por ex: para causar uma pausa ou uma mudança de entoação) e pode adicionar símbolos personalizados.

Para o fazer, deve editar o ficheiro de informação de pronúncia de símbolos, na sua pasta de configurações do NVDA. o ficheiro chama-se symbols-XX.dic, onde XX é o código do idioma. O formato deste ficheiro está documentado no manual do NVDA para programadores, que está disponível na secção de desenvolvimento da página Internet do NVDA http://community.nvda-project.org/wiki/Development]. Contudo, não é possível aos utilizadores definirem símbolos complexos.

13. Mais Informações

Se necessitar de mais informações ou assistência sobre o NVDA, por favor, visite a página Internet do NVDA em http://community.nvda-project.org/. Aqui poderá encontrar documentação adicional, bem como suporte técnico recursos da comunidade. Este site também fornece informações concernentes ao desenvolvimento do NVDA.